Arte na ilha

5 de Outubro de 2016

Photo by Dagmara Wojtanowicz

Rolf Hoff e sua esposa Venke decidiram se dedicar ao que mais amam: viver de e para a arte. Para realizar esse sonho eles construíram a KaviarFactory que acolhe artistas em residência e lhes oferece a possibilidade de expor suas obras um lugar extraordinário. Com uma agenda bem específica, onde durante o processo de seleção o que prevalece é o gosto pessoal do casal, a KaviarFactory acolhe apenas uma exposição por ano. Além disso, a localização do edifício, atrás do Ártico no arquipélago de Lofoten, é uma obra de arte em si, verdadeiro farol da arte numa das ilhas norueguesas. Para falar da KaviarFactory e dos projetos a venir, o diretor da instituição Rolf Hoff concedeu com exclusividade essa entrevista para o Correspondance Magazine®.

Conte-nos um pouco sobre a história da KaviarFactory.
– Esta aventura começou em 1998, quando comprei um farol em Henningsvær, no arquipélago de Lofoten, sem nunca ter visitado essas ilhas. A família, minha esposa Venke e nossas duas crianças Mariken e Petter, nutria um sentimento especial por esta parte da Noruega, então conseguimos unir o belo ao agradável. Durante os anos de restauração, passávamos longos períodos na região apreciando esse local, situado atrás do Ártico e para acessá-la é preciso conduzir por dois longos dias, aprendendo a conhecê-lo, a desbravar seus mistérios. Henningsvær é um pequeno vilarejo de pescadores, o mais famoso do arquipélago, com uma população de apenas 466 habitantes, o local é tão peculiar que neste ano o Governo começou o trabalho de proteção total de todo o arquipélago.

Como surgiu a ideia de contruir esse espaço para a arte contemporânea numa ilha?
– Minha esposa e eu sempre tivemos um interesse especial por prédios antigos. Vivemos em Oslo, num antigo edifício protegido pelo patrimônio local, erestauramos uma fazenda nas montanhas no meio da Noruega. Em seguida, cerca de 7 anos atrás, este edifício da KaviarFactory foi colocado à venda e nós o compramos apenas para salvá-lo do abandono, não tínhamos nenhuma ideia do que fazer com ele. Mas como o passar do tempo acabamos por restaurá-lo e decidimos transformá-lo num espaço singular que exibe arte contemporânea.

Por quê escolher uma ilha para expor obras de arte contemporânea?
– A KaviarFactory foi inaugurada em 2013 e parece uma loucura ter realizado algo tão inusitado. Mas a proposta mais importante por trás dessa criação foi mostrar peças de arte contemporânea de alta qualidade nesta parte longínqua da Noruega e poder influenciar o turismo do Norte oferecendo propostas culturais de elevado valor agregado.

Qual é o conceito da KaviarFactory?
– Um espaço privado composto de obras de arte contemporânea que tem como linha-mestra surpreender o público e confirmar que a arte pode ir cada vez mais longe, até mesmo onde ninguém imagina que possa encontrá-la.

Quais adjetivos podem descrever a KaviarFactory?
– O edifício em si é uma referência artística. Aqui tudo é muito inesperado e as intempéries da natureza muito atraentes. O prédio é banhado pelo sol da meia-noite, enquanto as tempestades de inverno lavam suas paredes com a água do mar. Tudo é inesperado e surpreendente.

Como você escolhe os artistas que irão colaborar com a KaviarFactory?
– Começamos oferecendo residência artística em 1999 e nosso processo seletivo é baseado apenas no que gostamos.

Existem pessoas ou instituições na arte contemporânea que o influenciaram?
– Acredito que os colecinadores de arte conceitual Marc e Josée Gensollen, fundadores da “Fabrique”, em Marselha, me causaram uma importante impressão.

Como funciona a KaviarFactory?
– Organizamos apenas uma exposição por ano. Em 2017 teremos uma mostra com o tema “Pintura? Ou não pintura?”

Existem outras ações que você gostaria de desenvolver para a KaviarFactory?
– Como a KaviarFactory é uma instituição privada, “coisas” fantásticas surgem todos os dias à mesa: ideias, planos, sonhos fazem parte do nosso cotidiano… Além disso, como colecionador, sou muito “open minded” e assim prosseguimos, eu e Venke, levando a vida como escolhemos vivê-la, rodeados pela natureza e pela arte.

Quais os futuros projetos da KaviarFactory?
– Temos vários projetos mas eles demandam investimento e trabalho. No momento, estamos articulando mentalmente uma ideia para apresentar em 2018, enquanto esperamos, circulamos em feiras e exposições internacionais para alimentar o que nos move: viagens. Quando viajamos encontramos inspirações para tudo!

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®