Bibliotecas domésticas

2 de Novembro de 2018

Bibliotecas domésticas não precisam ser coisas de sonhos do tamanho de mansões. Se você mora em um apartamento clássico com sua família ou num pequeno estúdio por conta própria, criar um espaço para seus livros e se perder neles pode ser tão simples quanto se abandonar numa poltrona grande e confortável e viver um momento de encantamento, admirando uma estante cuidadosamente arrumada.

Projetos que podem variar de recantos de estudo escondidos a uma sala de jantar forrada de livros para criar espaços de leitura onde é possivel nos acomodar totalmente e fugir do burburinho do mundo exterior. Você pode facilmente imaginar uma área de biblioteca cativante e organizada em qualquer lugar da sua casa e deixar sua imaginação correr livremente. Para começar, alinhe suas paredes com histórias e, se você tiver pouco espaço, imagine uma sala existente com um novo propósito, alinhando os muros com prateleiras empilhadas com seus livros favoritos. Uma parede da biblioteca pode ser uma adição bem-vinda a quase qualquer área, de um quarto de hóspedes, ocasionalmente ocupado a um corredor altamente traficado. A combinação de biblioteca e sala de jantar com prateleiras criam um cenário incrivelmente chique para as reuniões, além de transformar o local numa sala de leitura informal para tardes de lazer.

Veja possibilidades em pequenos espaços: um corredor, um patamar ou uma alcova é uma biblioteca em construção. Tudo o que você precisa são algumas soluções para pequenos espaços, isso significa dar prioridade às estantes finas e baixas escondidas ao lado de um armário e uma cadeira de encosto alto para a leitura. A paleta neutra evita que a área fique confusa, enquanto o gabinete oferece muito espaço para armazenamento. Adicione uma mesa ou uma luminária para iluminar seus volumes e você terá um recanto de leitura perfeitamente polido e aconchegante.

Alterne suas coleções com cores. Por que não criar um espaço tão colorido quanto seus livros e suas histórias? Um ambiente arrojado com tons brilhantes, padrões de cores intensas e um pouco de glamour over-the-top é uma boa pedida. Tente uma estante em laca num tom vibrante e adicione alguns toques exóticos como coral e malaquita. Uma biblioteca no mezanino pode ser uma boa ideia para se apropriar do vazio, criando um belo elemento arquitetônico para um espaço inesperado e muitas vezes esquecido.

Uma biblioteca doméstica deve ser mais do que uma boa opção para seus livros e armazenamento, deve funcinar como um refúgio. Depois de escolher um bom livro, você precisará de um lugar para se aconchegar e deliciar-se em suas páginas. Dedique uma área em sua casa para um conjunto de poltronas grandes e confortáveis ​​ao lado de uma parede de estantes, repletas de livros, para criar um canto de biblioteca extremamente convidativo. Além disso, uma cadeira confortável para afundar é uma obrigação para tardes longas com um clássico e assento extra significa que outros visitantes e convidados ou ainda os moradores da casa também possam relaxar com suas leituras favoritas.

Viver com arte e com livros é um verdadeiro estilo de vida e uma opção interessante para uma decoração ultra-cultural. Os imóveis abertos facilitam a combinação de áreas, como as salas de estar e de jantar, em um espaço multiuso. Então, por que não adicionar uma biblioteca que se estenda à sala? Estantes de livros do chão ao teto que percorrem toda a extensão do espaço causam um grande impacto visual, e você pode emparelhá-las facilmente com uma parede de arte igualmente atraente. Adicione uma escada de biblioteca para dar um toque moderno e mantenha tudo à mão.

Se você não tiver espaço suficiente para se apropriar de uma sala inteira com milhas de livros, procure áreas nas quais possa criar estantes embutidas para armazenar suas leituras e obras literárias de referência. Até mesmo algumas poucas prateleiras serão suficientes, como uma área de leitura dentro do escritório em casa. Pegue esta simples, porém sofisticada área de biblioteca, ladeando uma lareira com uma seleção de curadoria de livros de arte, design e culinária para estimular sua criatividade. Dessa forma, a inspiração estará na frente e no centro, além de estar sempre à mão.

Adicionar arte à história sem a necessidade de limitar sua biblioteca às artes literárias, é uma ótima pedida. Equilibrar o mar de livros com exibições de obras de arte, coleções e outros tesouros para um olhar que lembra um gabinete de curiosidades é sempre estimulante visualmente. Use peças como suportes de livros ou pendure arte nas prateleiras como bonitos elementos decoraivos para disfarçar alguns thrillers de prazer e leituras de praia.  Não há como negar a beleza tradicional de uma biblioteca clássica, o interessante nesse quesito é ir buscar inspiração nos elementos de design grandiosos e lindos que evocam os salões de Oxford ou Cambridge. Pense em globos vintage, bustos imponentes, iluminação de bronze e mobiliário com pedigree. Para manter a aparência atual e para acentuar contrastes, organize seus livros por cor como para preservar as capas da poeira e do tempo, mesmo que seja apenas por enquanto.

TRADUÇÃO & EDIÇÃO DE TEXTO – Marilane Borges

REPORTAGEM – Elizabeth Stamp

IMAGEM © Lesley Unruh © Victoria Pearson © Floto+Warner/OTTO

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®