Cathleen Naundorf

12 de Novembro de 2015

Essencialmente efêmera a moda é um fenômeno que dura o tempo de uma imagem, como as captadas pela fotógrafa alemã Cathleen Naundorf, que resgatou do passado uma elegância singular para transformá-la em polaroids nostálgicas. As criações de Chanel, Dior, Jean Paul Gaultier, Christian Lacroix, Giorgio Armani, Valentino, Elie Saab fazem parte do décor que emana das fotografias de Cathleen Naundorf. Uma série de imagens em formato polaroid sobre a haute-couture com uma rica beleza visual que exala elegância e uma certa nostalgia de uma era onde vestir-se bem tinha a ver com arte.

Os vestidos de alta-costura nas fotografias de Naundorf incorporam em si mesmo uma alma como se a modelo fosse apenas um acessório à serviço da roupa. Para atingir esse grau de impressionismo, Naundorf trabalha meticulosamente nos detalhes de cada encenação em cenários magníficos, como no Museu Nacional de História Natural, sob o dossel magistral do telhado do Grand Palais e nas cozinhas do Plaza Athénée. Cada imagem clicada transmite uma emoção, um certo despojamento que, ainda que ensaiado, confere sentido ao contexto.

Seus polaroids de alta-costura fazem sentido tanto no fundo como na forma, para isso, a fotógrafa trabalha com uma grande câmera de filme Polaroid formato 4 x 5 e 8 x 10 polegadas num fundo neutro de estúdio ou muitas vezes diante de uma grande decoração arquitetônica. Nesse momento, as mulheres de Cathleen Naundorf aparecem diáfanas com uma beleza intensa que contrasta com esses cenários arquiteturais monumentais. O impacto visual desses instantâneos coloridos ou em preto e branco é icrível, é como se elas tivesse saído de uma outra época, graças aos efeitos de uma composição cuidadosa e elaborada. Ultrapassando em todos os contextos a significação da linha do tempo, as modelos incorporam uma certa melancolia do passado onde o glamour e a atitude de mulheres altivas e inacessíveis eram considerados atributos de uma grande fantasia.

cathleennaundorf.com

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®