Chef Emmanuel Renaut

24 de Fevereiro de 2016

Para além do seu talento e carisma, o Chef Emmanuel Renaut, que detém três estrelas no Michelin, é o mestre em sublimar os produtos do “terroir savoyard”. Evoluir, aprender, partilhar, se renovar. A lista de atributos que o Chef Emmanuel Renaut almeja alcançar é extensa, assim como as premiações que o acompanharam ao longo de seu percurso profissional. Tendo Paris como campo de treinamento, o Chef iniciou sua carreira no restaurante do Hotel Crillon, Les Ambassadeurs, ao lado de Christian Constant e dos talentosos colegas Yves Camdeborde e Eric Frechon. Durante sete anos Emmanuel Renaut foi o braço direito do mitológico Marc Veyart, período que foi partilhado com o maestro das doçuras, Yves Thuriès, em Cordes. Depois de uma breve estadia em Londres, onde dirigiu a cozinha do Claridge’s, e retornou para as montanhas para se instalar em Megève, onde as premiações o alcançaram: Meilleur Ouvrier de France e Compagnon du Tour de France, uma segunda estrela em 2006 e a terceira em 2012.

HAUTE-SAVOIE (74) MEGEVE, LES FLOCONS DE SEL, LE RELAIS-CHATEAUX DU CHEF EMMANUEL RENAUT (2 ETOILES AU MICHELIN)

Aplicado a se superar e atento em inventar a cozinha do amanhã, o Chef abriu dois estabelecimentos em Megève, o restaurante do seu hotel, Flocons de Sel e o bistrô Flocons Village que fica no centro do vilarejo. “É aqui, em Megève, rodeado pelas montanhas, onde me sinto melhor no mundo e posso exercer meu ofício corretamente, porque tenho a natureza como fonte de inspiração e, com seus produtos, posso sublimar minha cozinha, desenvolvendo novas receitas. Como os impressionantes legumes que redescubro a cada temporada e que podem se adaptar ao bel prazer das minhas receitas.” Nesse contexto, como poderíamos classificar sua cozinha no panorama da gastronomia francesa de hoje? “Acredito que o que faço é muito pessoal e minha cozinha tem uma identidade única, podendo ser conceituada como clássica e de vanguarda,” confessa o Chef.

HAUTE-SAVOIE (74) MEGEVE, LES FLOCONS DE SEL, LE RELAIS-CHATEAUX DU CHEF EMMANUEL RENAUT (2 ETOILES AU MICHELIN)

Emmanuel Renaut conta que sempre que possível, vai escolher pessoalmente os melhores pescados no lago Léman e, todas as manhãs, faz um percurso pelas montanhas à procura de ervas, flores e champignons, tão logo a temporada de cada um desses produtos começa. É por isso que o cardápio do Flocons de Sel e o bistrô Flocons Village muda em função do humor do Chef e de acordo com as estações mantendo os menus clássicos. “As receitas institucionais estão sempre evoluindo, enquanto alguns pratos existem apenas durante um curto tempo de serviço”, atesta. Quando lhe pergunto quais seus projetos para o futuro, ele reponde enfático: “Continuar fazendo evoluir a minha cozinha, inventando novos pratos para poder reinventar minha assinatura e promover cada vez mais emoções.”

www.floconsdesel.com/fr

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®