Chocolaterie Puyricard

17 de Julho de 2016

Baseada na Provence a “Chocolaterie Puyricard” foi uma das primeiras chocolateiras francesas a receber o título de “Empresa do Patrimônio Vivo” (EPV), um selo que atesta o “savoir-faire” de empresas nacionais que fabricam produtos excepcionais. Para manter esse nível de exigência e a preferência de seus clientes, a “Chocolaterie Puyricard” utiliza os melhores fornecedores de chocolate mundiais e o cacau que utiliza é proveniente do Congo, do Equador, do Brasil, de Madagascar e da Nova Guiné. Primando por uma tradição artesanal, que é a própria essência da “Chocolaterie de Puyricard” , a cadeia de fabricação de chocolates e bombons emprega produtos de alta qualidade especialmente selecionados por seus mestres chocolateiros. “Utilizamos as melhores matérias-primas, como a manteiga da região de Charentes, a fava de baunilha Tahitian, as amêndoas da Provence, as avelãs italianas do Piemonte ou ainda a canela do Ceilão, a fim de que que nossos produtos façam parte de um estilo de vida saudável para nossos clientes”, afirma um dos Chefs do Atelier. “Além disso, descartamos os conservantes químicos, os aromas sintéticos e a congelação que distorce os aromas e rouba o verdadeiro sabor da ganache, por isso nossos chocolates devem ser consumidos em três semanas.”

Chocolate é um assunto de família para a “Chocolaterie Puyricard”, tanto que é a terceira geração, atualmente sob a direção de Tanguy Roelandts, que administra a empresa fundada em 1967. Uma centena de funcionários trabalham regularmente para a célebre “Chocolaterie Puyricard” e esse efetivo é quadruplicado no inverno para preparar as encomendas que aumentam durante as festas e final de ano. A gama de produtos da “Chocolaterie Puyricard” é composta por cerca de 100 variedades de bombons e chocolates, dentre os mais conhecidos, os famosos “Palets d’Or”, o caracol pralinado, as trufas achocolatadas e os bombons Laurence à base de caramelo e manteiga salgada. Anualmente, dois ou três novos produtos são criados com variações degustativas em torno do gengibre, da canela, do chá verde e da hortelã, entre outros mas a estrela permanente da chocolateria são os “Palets d’Or” fabricados de forma totalmente artesanal, composto de ganache com uma base de chocolate 72% amargo, creme fresco e favas de baunilha, decorado com partículas de folhas de ouro 24K, uma referência no mundo do chocolate premium. Sua realização é tão delicada que um atelier específico é montado apenas para sua fabricação.

A mais recente criação da “Chocolaterie Puyricard” foi batizada de “riad”, uma doçura elaborada a partir de uma mistura de datas, castanhas de caju, amêndoas e flor de laranjeira. Cerca de quinze lojas estão localizadas na França e oferecem uma variedade de marshmallows, calissons, castanhas de caju, marrom-glacê, frutas cristalizadas e sorvetes. De olho na expansão internacional, a “Chocolaterie Puyricard” pretende conquistar o mercado exterior depois de ter constatado que “os americanos e os japoneses gostam muito do chocolate francês, que consideram um dos melhores do mundo”, conta um dos colaboradores. Uma afirmação que ecoou como um convite envolvendo novas oportunidades em outros países…

chocolaterieonline.com

Texto – Chantal MANONCOURT

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®