“Depósito Legal” de Christophe Adam

30 de Maio de 2017

Ele é como um relâmpago sempre elaborando receitas criativas para seus “éclats de génie” mas, muito mais que um Chef Pâtissier, Christophe Adam tem o DNA dos empreendedores e não sossega um minuto, tanto que acabou de lançar mais um conceito gastronômico a sua imagem e semelhança: o “Dêpot Légal”, situado na rue Vivienne, próximo ao Palais Royal, em Paris. “Sempre amei pratos salgados, receitas simples e eficazes. Com a abertura do “Dêpot Légal” sinto que estou condensando tudo que aprendi em 30 anos – seja no Crillon, na Fauchon ou no desenvolvimento de “L’Éclat de génie” desde 2012 – para finalmente revelar completamente esse meu lado empreendedor,” confessa o Chef que criou juntamente com seus sócios todo o conceito do lugar que funciona como um ponto de encontro amigável, oferecendo o que Adam mais aprecia: partilhar um momento em torno de refeições simples. “Do café da manhã ao happy-hour, o “Dêpot Légal” vai oferecer especialmente o que aprecio comer e beber, num lugar que tem a minha identidade, que fala comigo. Quis criar esse espaço no espírito do que gosto e do que descobri em minhas viagens: um lugar de vida aberto non-stop onde é possível beber, comer e petiscar produtos de qualidade a qualquer momento do dia”, completa o Chef Relâmpago.

HISTÓRIA DO LOCAL – “Dêpot Légal” é um nome que faz jus, literalmente, ao passado histórico do local e a riqueza do patrimônio cultural parisiense. A fachada faz parte do patrimônio da França e o edifício pertence ao Instituto Nacional de História da Arte. Originalmente, este era o lugar onde os livros transitavam no “depósito legal” antes de serem transferidos para a Biblioteca Nacional da França, prédio localizado em frente. O Chef Adam transformou o “depósito legal” de livros em “depósito legal” de bons produtos, vendidos a preços justos e a um preço “legal”.

IDENTIDADE MULTICULTURAL – Produtos selecionados a dedo pelo próprio Chef que viajou, inclusive, para Macaé, na Bahia, para propor o cacau utilizado nas suas receitas.  Christophe Adam escolheu produtos originários, como o chocolate preto que possui 62% de cacau e o café do Brasil. Além de muitos outros produtos de destinos europeus, como o azeite de oliva da Catalunha, e deliciosos produtos de regiões francesas ou dos arredores parisienses.

PROPOSTA – Aberto todos os dias da semana das 8h às 23h com propostas alimentícias e criações salgadas e doces assinadas por Christophe Adam, articulados em quatro destaques de degustação do café da manhã ao happy-hour. Como as quatro estações, o cardápio foi desenvolvido para satisfazer as expectativas dos clientes com uma equipe jovem e dinâmica sob a batuta do jovem e talentoso Chef Nicolas Freyche, acompanhado por Laura, na Pâtisserie, Gabriel, o barista-torrador e Annabelle, como bar-woman.

CONCEITO – Viver uma experiência gastronômica livremente e partilhar o momento, degustando de tudo e ainda poder levar para casa o que quiser. Esse é o conceito do “Dêpot Légal” que conta ainda com um delivery  como proposta para que os clientes possam continuar a experiência em casa. Granola, azeite, café, barras de chocolate, chás e cafés, além de especialidades do lugar, como os irresistíveis “crapotes”, uma massa folhada em forma de retângulos deliciosamente caramelizados vendidos numa lata de conserva lúdica, que fazem parte das memórias da infância de Christophe Adam. 

DECORAÇÃO – Nem só de comida vive o lugar, mas de uma arquitetura milimetricamente pensada para que os clientes se sintam envolvidos pelo ambiente, ao mesmo tempo convidativo e contemporâneo. Quem assinou a transformação do local foram os arquitetos, Olivier Delannoy e Francesca Errico, da agência Reinh. Na entrada, um balcão em mármore verde anuncia o que está por vir, acabamentos polidos, paredes em demolição aparentes, madeira envernizada nos móveis, banquetas cinza, detalhes em cobre espalhados aqui e ali e muita luminosidade natural graças aos ângulos desse prédio histórico. Do chão ao teto, todos os elementos foram escolhidos para iluminar o lugar e torná-lo aconchegante e atraente, como a cozinha aberta onde os clientes assistir “ao vivo” a montagem dos pratos num espírito “fique à vontade, esta é a sua casa.”

“Dêpot Légal” – 2 rue Vivienne, Paris 02

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®