Design Miami sob influência

5 de Dezembro de 2017

Uma das maiores feiras internacionais de decoração de interiores e objetos de arte, Design Miami convidou seis dos mais renomados influencers do momento para que eles escolhessem as peças mais interessantes dessa edição em meio a uma centena de galerias que expoõem suas criações de 06 a 12 de dezembro. Entre os escolhidos, figuram Erica Choi, Virgil Abloh, Pari Ehsan, Jenny Lopez, David Fischer e Jeanne Grey, que foram oficialmente incumbidos de praticar um verdadeiro exercicio de estilo e apresentar suas peças prediletas para uma audiência repleta de connoisseurs.

Como diretora e designer de arte digital, trabalhando no segmento de varejo de luxo, Erica Choi escolheu a peças de Eric Roinestad, apresentada pela galeria The Future Perfect, que “são modernas mas fazem alusão ao passado”, comenta a fundadora de Egg Canvas, uma revista visual que abrange assuntos correlatos de moda, beleza, hospitalidade e viagens. “Esse objeto cuidadosa e manualmente trabalhado em cerâmica, combina à perfeição uma estética que flerta com a casa atual de Roinestad, no sul da Califórnia, e a herança escandinava do artista.” Confesssando ter uma obsessão pelo mistério sutil do mármore preto, Choi escolheu ainda a peça Circular Low Table XXL, da série Ocean Memories, imaginada pelo designer francês Mathieu Lehanneur em exibição na Carpenters Workshop Gallery“O uso do material e a criação das texturas que imitam o movimento das ondas são surpreendentes…”

Arquiteto, diretor criativo e designer, Virgil Abloh é um dos influencers mais cotados no mundo da moda. Ele foi diretor criativo de Kanye West e, ao longo dos anos, colaborou com vários artistas como Nick Knight, Kim Jones, Takashi Murakami, Olivier Rousteing e George Condo. Com uma formação em engenharia civil, é normal que Abloh se interesse particularmente por arquitetura, tanto que sua escolha repousa nas criações de Krueck + Sexton, que são impressionantes arquitetos que abraçam criatividade e inovação em seus projetos. Abloh ressalta ainda o trabalho que a Volume Gallery fez para perfilar a história dessa dupla de criativos. Na sequência, Abloh se diz fascinado por Ettore Sottsass, que, segundo o influencer, “é uma mente brilhante e abrange uma vasta gama de importância na linguagem do design contemporâneo, algo que ressoa intensamente com meu universo criativo”. Hiperativo e conectado, Virgil Abloh indica que ficou fascinado pela cadeira de Pierre Chapo, “que é simplesmente bonita”, desenhada em 1973 e apresentada pela Magen H Gallery.

Pari Ehsan, criador da Pari Dust, é um arquiteto de comércio, que explora novas maneiras de combinar os elementos do nosso mundo visual, oferecendo interatividade entre a arte contemporânea, a moda e o ambiente. Para esse criativo influencer, o suprassumo do design é a cadeira Cantilever de Mies van der Rohe, apresentada pela Galeria VIVID: “um ícone do design modernista, cuja elegância adiciona ao seu acabamento único de aço pintado em vermelho, em contraste com o assento e as costas de canaste natural, uma referência da geniosidade do arquiteto alemão”. Os irmãos e designers franceses Ronan & Erwan Bouroullec também entram na inventiva lista de Ehsan com a peça “Chaines”, apresentada pela Galerie kreo. “Chaines foi imaginada como uma instalação em tela modular que parece quase viva em seu contexto, conferindo a essa peça um atributo de distinção singular”, discursa o influencer.

Apaixonada por arte, Jenny Lopez encontra beleza em peças únicas, que contam uma história ou que são capazes de criar um impacto no cotidiano, “como os acessórios, que podem conversar com a decoração e outras disciplinas estéticas”, confessa a modelo, produtora e fashionista, que selecionou o colar de Alexander Calder, que pode ser admirado na Louisa Guinness Gallery. “Amo a sensação retrô que exala de alguns objetos”, referindo-se a peça Chair, from a series of eight, de 1960, desenhada por Jacques Quinet, à disposição na galeria Lebreton. “Esta cadeira tem o pantone perfeito e, como atualmente, estou obcecada com todas as coisas em tonalidade de aqua, ela é o meu objeto fetiche dessa edição da Design Miami,” falando da cadeira Femten, exibida pela galeria Patrick Parrish.

Enquanto estudava Administração de Empresas na Universidade de Zurique, David Fischer fundou a Highsnobiety, em 2005. O que começou como um simples blog que colocava em evidência sua paixão, cresceu durante a última década como um dos mais influentes tradutores globais de cultura para um público jovem e antenado. “Sou um grande fã de Le Corbusier e Pierre Jeanneret e, portanto, naturalmente também gosto muito do trabalho de Perriand”, atesta o influencer que escolheu suas peças na Galeria Laffanour Downtown. ”A funcionalidade da cadeira emparelhada com o seu design original em couro de vaca é linda”. Outra escolha inequívoca de Fischer são os móveis de madeira dos anos 50, assinados por George Nakashima, ”um verdadeiro ícone”, que podem ser adquiridos na Todd Merrill Gallery.

“Esta instalação é muito interativa”, afirma Jeanne Grey. “O fato de que você pode passar o dia inteiro tentando descobrir como e por que as peças estão conectadas é bastante emocionante”, referindo-se a luminária The Edge of What We Know, de Lindsey Adelman. Reputada no mundo da moda, das mídias digitais e sociais, Jeanne Grey colabora com diversas marcas como estilista, modelo, embaixadora e influenciadora de produtos, ela aponta a peça Dawn VII & VIII, de Sabine Marcelis, apresentado plea Victor Hunt Designart Dealer, como algo mágico: “O maravilhoso efeito é quase calmante. Estou ansiosa para ficar frente a frente com essa criação e poder ter um momento de meditação”, confessa a influencer mutlifacetada. Outro coup de cœur de Grey é o colar Untitled, da designer italiana Glampaola Babetto, apresentado pela galeria Antonella Villanova. “A moda é a minha saída artística favorita e as formas criativas e inovadoras com as quais os artistas impulsionam a moda é sempre emocionante”, diz Grey.

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®