Ekaterina Kombarova

6 de Novembro de 2017

“Sempre fui fascinada pela pintura desde minha infância, pincéis e cavaletes abriram um excitante novo mundo para mim”, confessa a jovem designer russa Ekaterina Kombarova. “Na escola e, mais tarde, na universidade, quando estudava economia, pintava no estúdio. Quando cresci e pude viajar, visitei museus, galerias e exposições famosas, admirando as obras dos pintores impressionistas franceses, as esculturas de Bernini, os afrescos de Michelangelo e as decorações de castelos antigos,” confessa Ekaterina Kombarova, que teve a ideia de criar sua própria marca de roupas, a 7KA Moscow, durante uma visita ao Palácio Real em Almudain, em Mallorca, na Espanha. “As imagens tecidas em tapeçarias com a ajuda de um tecelão de fios me inspiraram a transferi-las para as malhas de cashmere, lã de merino australiana de alta qualidade, lã de alpaca e algodão macio. Assim, a arte esquecida recebeu um segundo nascimento nessa fabricação de malhas”, conta entusiasmada a jovem designer. Em 2015, Kombarova criou a marca 7KA Moscow, unindo arte e moda, com uma produção baseada em Moscou para maximizar o controle sobre a incorporação de todas as ideias e para o desenvolvimento dos esboços de futuros modelos. A estratégia deu certo e o sucesso foi imediato, nos últimos dois anos, a marca vendeu mais de 1 000 itens. Pensando em expandir os negócios, Kombarova participou da Semana de Moda de Paris, em seu showroom no Marais, onde Correspondance Magazine® conversou com a designer.

Quanto tempo você levou para desenhar a coleção lançada durante a Semana da Moda de Paris?

– “Blooming City Collection”, que apresentamos no nosso showroom durante a Semana da Moda de Paris, levou três meses para ser desenvolvida. Cardigans, vestidos de jersey, ternos, calças, saias, além de camisolas únicas e jaquetas bombardeiros, bem como cachecóis para completar o visual. É muito simbólico criar uma coleção de verão no início do ano com sua frescura, aromas de prados florescentes no ar, penetrados pelo sol.

Conte-nos um pouco sobre a pesquisa que você fez para esta coleção. Qual a importância de mostrá-la em Paris?

– Para mim era importante mostrar o entrelaçamento da cultura europeia e tradicional da Rússia. Para compor com esses elementos, fui inspirada na velha fábrica veneziana “Rubelli”, onde estudamos seus tecidos e pinturas. Foi assim que as listras apareceram e a leveza veneziana entrelaçada com motivos russos por meio de delicados padrões florais, que mostram imagens de campos de flores, milho, camomilas. Tudo bem campestre.

Onde você encontra inspiração para incluir em suas coleções?

– Tenho diferentes tipos de inspirações para cada nova coleção da 7KA Moscow. Sem dúvidas, as viagens, a cultura de diferentes países, as peças de arte são um componente essencial, mas nem sempre é possível prever os resultados dessas impressões quando a coleção está sendo imaginada. Por exemplo, as bailarinas que aparecem nos cardigans surgiram depois que visitei a exposição de Valentin Serov, a imagem de um poderoso guerreiro apareceu depois de ler as histórias de Sadko para meu filho. Sou inspirada pelo que me toca no dia a dia.

Qual foi a parte mais gratificante de todo esse processo para você?

– O trabalho em si. Quando é possível criar coisas do nada e dar-lhes uma parte do seu amor, o resultado é sempre muito gratificante. Adoro o processo de desenvolver ideias, planejar e poder expressar tudo isso nas coleções da 7KA Moscow com o objetivo de construir nossa imagem de marca. Também prestamos muita atenção às imagens e criações de vídeos para as coleções. É importante que as pessoas possam sentir a atmosfera da marca e entender nossa mensagem principal. Mas a maior recompensa é a alegria e o brilho nos olhos dos clientes e os comentários positivos que recebemos.

O que mais lhe fascina no design de moda? Qual é o seu interesse neste assunto em particular?

– Acho que a moda atual não é tão feminina como deveria. Por isso, gosto de embutir tudo com strass e penas para enfatizar a delicadeza e a beleza feminina. Não procuramos formas simples, pois as mulheres são criaturas muito complexas e cheias de segredos, queremos divulgar completamente a aparência, a personalidade de cada uma delas e nossa aspiração é garantir que todas possam se destacar e atrair olhares admiradores com os produtos da 7KA Moscow.

Quais os adjetivos que podem descrever seu estilo como designer?

– O estilo é fazer com que cada mulher sinta sua singularidade, sua feminilidade em conexão com a sua própria natureza, seja vestindo nosso cardigã ou um vestido básico combinados com tênis. Também defendemos a individualidade e acreditamos que todos podem escolher a imagem que querem passar. Na coleção de outono da 7KA Moscow, introduzimos princípios básicos removíveis, que podem ser usados ​​na cintura e sobre os ombros, as mulheres podem escolher por si mesmas como se apropriar desta peça de vestuário. Podem carregá-la na bolsa durante o dia e usá-la em algum evento importante à noite, tornando o vestido básico em uma peça especial e se sentir a rainha do estilo. Temos comprovado que através de um simples detalhe é possível surpreendentemente olhar o belo e o feminino ao mesmo tempo.

Qual é o seu fato favorito sobre a moda e por quê?

– Gosto realmente de Coco Chanel. Ela fez tudo para inspirar as pessoas com suas ideias e sempre enfatizou uma postura feminina, chique com luxo e a simplicidade em seus modelos. Tudo isso é muito inspirador.

O que você mais aprecia nesse “métier”?

– Para mim, ser designer é um hobby que se transformou numa profissão, isto é, até o momento. O tipo de trabalho que dorme e acorda com você, como se as ideias estivessem sempre borbulhando em sua mente. Isto é especialmente verdadeiro na concepção de coleções de caridade quando os fundos da venda são destinados aos necessitados. Gosto de acreditar que esta profissão me ajuda a avançar e a crescer espiritualmente, a ver as coisas sutilmente e a contribuir com a felicidade das pessoas.

Para além desse engajamento social, o que você gostaria que pessoas retivessem sobre a essência da 7KA Moscow?

– Para mim é importante que as pessoas entendam nossa mensagem, a energia que colocamos na criação de cada item da marca. Não há beleza sem conveniência e conforto, é por isso que cada item da 7KA Moscow promove tudo isso, colocando em evidência o melhor do ser humano.

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®