Elliott Barnes

4 de Setembro de 2016

 Apaixonado por música, Elliott Barnes desenvolve seus projetos com a alma e o tempo de um jazzman. Dança, arte, música essa é a tríade que conduz o arquiteto de interiores. Ele fala pausadamente, medindo as palavras como quem procura o tom certo para se expressar. Na verdade, Barnes se comunica como os músicos, que estão sempre à procura da sonoridade ideal e que se superam para encontrar a musicalidade das palavras, embelezando tudo ao redor com seu discurso e fazendo sonhar quem os escuta. Nascido e criado em Los Angeles, Barnes cursou o liceu francês, fez balé e é um habituée do mundo das artes desde muito cedo. Sonhador e cheio de ideias, Barnes conta que em seus momentos de folga preferia ficar na biblioteca fazendo pesquisas para desenhar barcos, porque esse era seu primeiro sonho: ser uma arquiteto naval, entretanto, foi o design urbano cursado em Nova York que fisgou o jovem americano e o transformou em arquiteto de interiores.

Tendo como fonte de inspiração a Costa Oeste dos Estados Unidos, Barnes volta regularmente para recarregar suas baterias e afirma que Los Angeles é um caldeirão de ideias e energia mas que viver na França tem mais a ver com seu atual estado de espírito. “Essa luminosidade que a cidade oferece durante o outono é de uma beleza sem igual. Há mais sutilezas e delicadezas por aqui que em qualquer outro lugar do mundo,” atesta o arquiteto de interiores. Elliot Barnes construiu sua carreira sob as asas de Andrée Putman, para quem trabalhou durante vários anos e ao lado da grande dama do design francês Barnes aprendeu a visualizar o projeto como um todo e a criar ambientes que transpiram a essência de viver dos seus moradores. Essa é a chave do seu sucesso: entender o desejo do cliente e transformar o sonho em realidade. Nesse momento a fala mansa de Elliott Barnes parece operar milagres, porque ela consegue, ao mesmo tempo, transmitir segurança de uma forma discreta tendo como objetivo trazer o cliente para dentro do projeto e fazê-lo acreditar nas soluções arquiteturais encontradas para cada espaço.

“Minha ambição como arquiteto de interiores é melhorar a qualidade de vida das pessoas que me procuram e, para tanto, desempenho o meu papel de conselheiro. Se o cliente deseja viver num ambiente contemporâneo, posso tentar misturar modernidade e tradição local para criar algo único, afinal segundo Barnes, a casa de alguém deve refletir sua alma e não apenas a assinatura de um arquiteto de interiores…” Nos projetos desenvolvidos pela sua agência EBI, criada em 2004, nada surge por acaso, todos os objetos desempenham o seu papel, dentro de um ritmo cadenciado pelo arquiteto que orquestra suas ideias associando seus artistas preferidos, vindos de horizontes diversos, aos seus canteiros de obras. “Viver rodeado pela arte acrescenta um novo significado para a vida”, e  essa parece ser a filosofia que guia este esteta em seus vários projetos.

http://www.ebinteriors.com/fr/elliott-barnes.html

Imagem Deidi Von Schaewen

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®