Greg Natale

6 de Setembro de 2016

Ele criou sua reputação desenvolvendo com talento seu olhar artístico valendo-se das sobreposições de desenhos gráficos, texturas e materiais para decorar ambientes sofisticados com sensibilidade. Filho de imigrantes italianos que vieram da Calábria, na Itália, nascido e criado na Austrália, Greg Natale era uma dessas crianças que sempre soube o que queria fazer. Criativo, dinâmico e cheio de ideias originais, sua vida profissional teve início nas grandes empresas de design em Sydney onde trabalhou por anos a fio até decidir, em 2001, estabelecer o seu próprio negócio. “Queria ter mais liberdade criativa”, confessa o designer. Tinha em mente fazer um trabalho extraordinário como meus heróis, o ícone da moda Halston e o arquiteto Harry Seidler. “Assim como eles, estou obcecado em criar estampas e brincar com elas para criar ambientes sob medida, espaços interiores em camadas que provocam emoção e envolvem o habitante.” Para conhecermos um pouco mais sobre o estilo de Greg Natale e os seus conceitos relacionados ao seu métier de designer de interiores, Correspondance Magazine® conversou com o designer durante o lançamento internacional de seu livro “The Tailored Interiores”, publicado pela editora Hardie Grant Books.

INSPIRAÇÃO – Pode vir dos lugares mais inesperados. Viagens e novos locais sempre fazem a criatividade fluir. Posso traçar alguns dos meus mais bem sucedidos desenhos tendo as tampas dos bueiros de Nova York como inspiração. As pessoas e o tempo são uma fonte permanente de inspiração. Há realmente beleza em todos os lugares e o germe de uma ideia pode brotar em tudo o que encontramos, se tão somente nos permitirmos observar o que nos cerca.

IDEIAS – São poderosas. Boas ideias podem nos impulsionar e nos elevar. Como designer, aproveitar das ideias para torná-las tangíveis e parte de uma experiência, é o que faço todos os dias. Ser capaz de reconhecer que suas próprias ideias são ruins é tão importante quanto a promoção de suas boas ideias. Design e criatividade é um processo tão complicado e becos sem saída fazem parte desse trabalho.

CRIAÇÃO – Para mim, criar é realizar. Ter algo real e envolvente para mostrar que você trabalhou duro é uma coisa maravilhosa. Vejo muitas indústrias onde o trabalho das pessoas é importante e o nível de exigência é muito elevado, mas a sua consistência não é sólida, porque essa atividade não significa algo para a outra pessoa. Tenho orgulho em entregar um projeto acabado, quer se trate do design de interior ou de um produto, o que importa é que o sentimento de realização esteja presente. 

DESIGN – Um bom design deve solucionar problemas. Enquanto consacro bastante tempo no lado decorativo do meu trabalho, é importante reconhecer que o processo de concepção é que confere ao cliente ou ao comprador uma melhor, mais nova e melhor alternativa para o que já existe. Isso exige de mim, como designer, encontrar soluções e respostas adequadas para cada projeto. Acredito que design e decoração não são a mesma coisa mas eles andam lado a lado.

SONHO – Não há nenhum ponto negativo em você sonhar grande. As metas e os locais que nós estabelecemos para nós mesmos, criativamente, nos dão forças para lutar em permanência. Profissionalmente, sempre tive objetivos elevados. A maneira perfeita para colocar brasas na minha mente, de forma criativa, é imaginar que um objetivo ou um conceito possa parecer improvável ou impossível. Adoro um desafio!

PROJETOS – Como meu estúdio tem crescido na mesma proporção que as oportunidades, estou contente com a gama de projetos que assumimos atualmente. Sempre gostei de um equilíbrio entre o designer de interiores de uma residência luxuosa ou de um hotel e o trabalho de varejo, porque à medida que elaboramos esses projetos também desbravamos novos caminhos. Recentemente concluímos uma propriedade de fazenda em Oklahoma, nos Estados Unidos, e estamos no processo de completar todo o design de interiores de um hotel de luxo em uma região vinícola ao norte de Sydney. No quesito produto, estamos prestes a lançar uma nova coleção de móveis e existem mais opções de revestimentos decorativos no horizonte mas não estou autorizado a dizer muito no momento…

www.gregnatale.com

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®