Escola “Van Cleef & Arpels Artes da Joalheria”

30 de Novembro de 2016

Inaugurada em 2012, “Van Cleef & Arpels Artes da Joalheria” é a primeira escola de iniciação no universo do design de joias e na gemologia para o público em geral, que nasceu com o apoio da maison homônima. Uma escola dedicada ao mundo das joias como um todo, destinada a entusiastas, amantes da beleza, para os curiosos e todos aqueles que desejam se tornar amadores dessa arte. Correspondance Magazine® entrevistou Marie Vallanet, diretora da escola “Van Cleef & Arpels Artes da Joalheria”, que listou uma série de projetos que serão apresentados e desenvolvidos durante as comemorações dos 5 anos dessa instituição. As festividades tem início em Fevereiro de 2017.

Na sua opinião, o que construiu a reputação da escola “Van Cleef & Arpels Artes da Joalheria”?

– Ela é única, não há nenhum outro lugar como este aberto ao público onde é possivel aprender os gestos dos artesãos de joias, mergulhar no coração de uma pedra preciosa, manusear as ferramentas dos gemologistas e conhecer a história das joias. Ela é singular pelas parcerias que estabelece, entre outras, com o Museu das Artes Decorativas, o Museu Nacional de História Natural, a “École Boulle”, em Paris e a Universidade de Rennes II.

Qual é o perfil-típico dos estudantes da escola?

– Não existe um perfil padrão, temos o prazer de ter alunos com idades entre 18 e 83 anos vindos de 39 países. “Van Cleef & Arpels Artes da Joalheria” oferece oficinas criativas para um público bem jovem com idade entre 5 e 18 anos.

Quais os cursos mais solicitados?

– Nossas três áreas educacionais se baseiam no savoir-faire, na história da joia artística e na gemologia. Essas opções são seguidas pelos estudantes de acordo com os seus interesses: alguém que sempre ama as pedras preciosas vai escolher, por exemplo, os cursos de gemologia para aprender sobre este mundo específico. Quem sempre quis conhecer o real sentido do conceito “mãos  de ouro” dos artesãos, vai optar por joias finas ou “Haute Joaillerie”. O importante é que todos oferecem um leque de opções que visam, de alguma maneira, cursos de prática, durante os quais os alunos experimentam repetir os mesmos gestos dos artesãos. A imersão é real e completa.

Como você se tornou Diretora da escola?

– Ocupei outros cargos na “Van Cleef & Arpels” e quando o presidente da maison me pediu para criar a escola e dirigi-la, aceitei imediatamente a proposta. No início da minha carreira, antes de ingressar no mundo da joalheria, fui professora de literatura, dessa forma, meu gosto pela transmissão do conhecimento e meu interesse em pedagogia sempre me acompanharam.

O que mais lhe dar prazer nesse trabalho?

– Estou absolutamente encantada e apaixonada com a transmissão do conhecimento e a pedagogia que estabelecemos para a escola, esses são elementos indispensáveis da minha missão. É uma alegria exercer as competências adquiridas durante a minha carreira para o avanço do conhecimento e compreensão deste artesanato luxuoso, das belas pedras e da importância da joalheria na história da humanidade.

Quais são os adjetivos que descrevem o seu trabalho?

– Paixão, bondade, exigência e humildade.

Fale-nos um pouco sobre os projetos da escola para o próximo ano.

– “Van Cleef & Arpels Artes da Joalheria” vai festejar seus 5 anos em fevereiro de 2017 e vamos celebrar este aniversário com um verdadeiro “festival” de eventos, entre os quais:

– Quatro novos cursos: um sobre esmalte “Grand Feu”, dois sobre o desenho à guache em “Haute Joaillerie” e ainda um outro sobre o anel de noivado.

– Novos vídeos de aprendizagem estarão disponiveis no site: http://www.lecolevancleefarpels.com/fr/pour-aller-plus-loin

– Dois novos livros, após o lançamento do livro “Flora”, serão publicados pelo Museu das Artes Decorativas com o patrocínio da Escola;

– Abriremos um novo espaço dedicado à troca de experiências para facilitar o encontro e promover o diálogo entre experts e o público em geral;

– Vamos organizar duas exposições para destacar artistas em joias que apreciamos particularmente suas propostas de criação;

– Além disso, temos duas grandes viagens previstas para Hong Kong e Dubai, onde a escola irá, literalmente,  desembarcar para atender seus alunos através da organização de sessões de cursos locais.

Existem outros projetos que você gostaria de desenvolver na escola?

– O projeto da escola extramuros através de patrocínios artísticos e educativos, além da formação educativa on-line faz parte das nossas propostas.

Quais palavras ilustram a essência da escola “Van Cleef & Arpels Artes da Joalheria”?

– Partilha, transmissão, descobertas.

Imagem: Eric Sander

 

 

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®