Estilo militar

20 de Abril de 2017

A influência Militar na Era Moderna está presente no nosso guarda-roupa de uma forma tão sutil que, sem nos darmos conta, nos vestimos, literalmente, para matar, atestando a veracidade da famosa frase “dressed to kill”. Calças cargo, T-shirts, calças de marinheiro, óculos de aviador, calças de brim, jaqueta de bombardeiro, todo esse vestuário derivado dos uniformes usados pelos soldados durante a Segunda Guerra Mundial, pela Marinha, Aviação ou Exército Militar tão em voga nas passarelas de moda, é o argumento do livro “O estilo militar invade a moda”, lançado pela editora Phaidon.

O autor da publicação Timothy Godbold, que durante anos foi estilista da Ralph Lauren, se debruçou sobre o assunto, selecionando 180 fotografias de desfiles de moda e street style para apoiar suas considerações e atestar que, do prêt-à-porter à haute couture, todos os estilistas se inspiraram do estilo militar para desenhar suas coleções. Com introdução do historiador de moda e escritor Colin McDowell, “O estilo militar invade a moda” apresenta um cronograma de datas-chaves, que detalha o aparecimento de uniformes militares na França no século XVII e sua presença na nossa história contemporânea durante os tempos de guerra.

O livro é organizado em sete capítulos temáticos, cada um revelando um aspecto visual da influência do estilo militar e suas influências “Cerimônia, País, Legião, Dazzle, Marinha, Oriente e Ocidente e Referências das Trevas”, em relação aos tempos de guerra. “O estilo militar invade a moda” é uma excelente compilação que nos ajuda a visualizar a história da vestimenta e suas influências diversas, nos fazendo entender que se não fosse o estilo militar talvez ainda estivéssemos andando nus ou malvestidos e confirmando que o importante no mundo da moda é que estejamos uniformizados, qualquer que seja a situação.

IMAGEM – Peter White/Getty Images & Antonio de Moraes Barros Filho/WireImage

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®