Festa bicentenária Billecart-Salmon

18 de Junho de 2018

Este final de semana foi animado e festivo no vilarejo vinícola de Mareuil-sur-Aÿ, na região de Champagne. A animação era importante, todos festejavam o bicentenário (1818 – 2018) da Maison de Champagne Billecart-Salmon com pompas e circunstâncias no melhor estilo “garden party”. Os convidados, vindos das rendondezas e de lugares distantes, se deliciavam degustando as borbulhas do rótulo sóbrio, refinado e elegante em tonalidades rosa-salmão com as iniciais de um “B” em forma de um fio de vinha.

Todos  os convidados foram acolhidos calorosamente num belo jardim, circundado por árvores, pequenos bosques e vielas sinuosas que desembocavam em um grande campo verdejante às margens do rio. Os jardins do domínio fazem alusão ao classicismo dos jardins à francesa dividido em torno de dois eixos, de um lado, guirlandas acentuam em alguns lugares o efeito do desnível e, se desdobram aqui e ali, alternando-se com canteiros floridos. Neste domingo, os jardins dessa bela residência familiar eram o cartão de visitas do champanhe Billecart-Salmon e enfeitavam o caminho dos elegantes convivas, como um convite para partilhar a amizade, a prosperidade e a constância dessa maison bicentenária. Todos os detalhes desse jardim transmitem a paixão e os valores de uma família envolvida, de geração em geração, na arte de viver. Como atesta um castanheiro, que reina no centro dos jardins e sobreviveu a todas as imtepéries do tempo por mais de 200 anos.

Nada mais que 3km de caves subterrâneas ligam essas residências ao precioso néctar enterrado em suas entranhas. Propriedade familiar dirigida por François Roland-Billecart, sétima linhagem de herdeiros, a Maison Billecart-Salmon cultiva vinhedos com a mesma dedicação e discrição com que posiciona pacientemente sua marca há duzentos anos no mercado. Com reputação nacional e internacional, Billecart-Salmon é, sobretudo, uma casa de negócios, ou seja, eles possuem contratos com fornecedores enólogos que garantem uma matéria-prima de qualidade, principalmente em grand cru nos vilarejos em torno de Epernay, onde coexistem os grandes vinhos de Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier.

O diferencial desse processo seletivo é o foco rigoroso no controle de qualidade das uvas, a fim de que a identidade da marca Billecart-Salmon seja sempre associada pelos consumidores como um champagne leve, frutado e seleto. O “Rosé Brut” resume brilhantemente a personalidade e o lema dessa propriedade, que é “privilegiar a qualidade e cultivar a excelência”.  Uma prova irrefutável do seu sucesso nos negócios e da constância do seu processo é essa festa bicentenária que rende homenagem a visão e garra dos seus fundadores e comprova a longevidade dessa maison de champanhe!

TEXTO & EDIÇÃO – Marilane Borges

IMAGEM – Christian Nouzillet em reportagem especial para Correspondance Magazine®

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®