Francisca Mattéoli

8 de Março de 2016

Ela é chilena, já morou em vários países, inclusive, no Brasil, e atualmente vive em Paris. Escritora e viajante inveterada, Francisca Mattéoli é uma aves rara que sobrevoa, literalmente, o mundo. Sempre à procura de um sentido para suas viagens, ela decifra o que há de essencial em cada lugar com o encantamento de quem percebe tudo através das lentes do coração para depois transcrever em seus livros as historias das pessoas e dos lugares que visitou. Correspondance Magazine® encontrou a escritora que nos confidenciou suas dicas de viagens.

O que as viagens representam para você?
– Liberdade! Uma janela aberta para todas as possibilidades e, sobretudo, para o desconhecido. Uma aventura mas, acima de tudo, um prazer. Quando viajo, agradeço por tudo o que acontece comigo. Longe das preocupações habituais, sinto-me impulsionada em outra esfera, tanto geográfica quanto espiritual.

Quais lembranças você tem de sua primeira viagem?
– Minha primeira viagem de verdade foi quando mudei do Chile para a França. Foi uma jornada épica ter atravessado o mundo com a minha família para viver num país completamente desconhecido para mim. Lembro-me desse momento como um grande salto no escuro, emocionante, mas também perturbador. O tipo de viagem que marca nossa vida. E minha primeira experiência “turística” foi certamente os meses de verão que passávamos em família em Zapallar, perto de Santiago. Ainda posso sentir o cheiro maravilhoso do perfume das florestas de eucalipto…

Quais os seus hotéis preferidos na região parisiense? E no Brasil?
– Nos arredores de Paris há o “Auberge des Templiers” e o encantador “Moulin Renaudiots”, na Borgonha. No Brasil, gosto do “Copacabana Palace”, no Rio de Janeiro, pela sua fantástica localização na Praia de Copacabana e por suas famosas histórias, e a bela casa “Mama Ruisa”, em Santa Teresa, cercada por flores tropicais e palmeiras.

O que não pode faltar na sua mala?
– Dois indispensáveis: meus cadernos, onde anoto tudo, e minha câmera fotográfica.

www.franciscamatteoli.com

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®