Jérôme Banctel

2 de Março de 2017

Talento, disciplina e persistência são algumas das características atribuídas aos que desejam vencer. E, ser um vencedor no mundo da gastronomia francesa, equivale a vencer uma guerra todos os dias. Contra si mesmo. Jérôme Banctel faz parte desse clube seleto de pessoas que possuem a força de vontade necessária para ganhar uma guerra por dia e não se amedrontam quando os desafios aparecem. Ao contrário, o Chef Banctel mostrou ao longo da sua carreira, por sinal, pontuada de desafios, que ele é o homem ideal em circunstâncias imprecisas.

Como um bom soldado, Jérôme Banctel contribuiu para o sucesso dos grandes estabelecimentos gastronômicos como o “Ambassadeurs”, do hotel Crillon, o “Ambroisie”, famoso restaurante da Place des Vosges, o Senderens, na Place Madeleine, ou ainda o restaurante Mama Shelter para quem prestou consultoria. Sem esquecer que o Chef Banctel fez suas armas na brigada de Chefs renomados, entre os quais, Michel Kerever, Christian Constant, Dominique Bouchet, Alain Senderens, Bernard Pacaud, onde aprendeu a disciplinar seu talento com trabalho duro, rigor, respeitando as matérias-primas para transformá-las em receitas que guardam a essência da tradicional cozinha da França com uma pitada da cozinha da Ásia. Uma influência que pode ser comprovada em seus pratos elaborados como verdadeiras obras de arte que podem ser apreciadas, tanto pela beleza quanto pelo sabor. Aliás, uma das características da culinária do Chef Banctel é seu talento para misturar sabores e sublimar o ponto de cozimento dos pratos. Tal qual um mestre, sua criatividade e desenvoltura desafia os limites dos métodos tradicionais de cozimento graças ao domínio dessa arte culinária asiática que mantém os produtos apetitosos e consistentes.

Chef de todos os desafios, Jérôme Banctel assumiu mais um: criar uma assinatura única no cardápio do restaurante Le Gabriel, situado próximo aos Champs Élysées, em Paris, onde ele investe diariamente sua energia e talento. Para surpreender e seduzir os clientes e os hóspedes do hotel La Réserve, o Chef Banctel propõe um delicioso menu degustação, composto de cinco pratos, à saber, uma entrada, seguida de peixes, carnes, um prato doce e uma sobremesa. Além dos canapés, dos deliciosos amuse-bouche e, para a coroação dos apaixonados por guloseimas, uma pré-sobremesa. No total, são oito delícias sob forte influência japonesa em todos os sentidos, da disposição dos elementos no prato com uma decoração delicada e refinada ao cozimento impecável dos produtos. Uma cozinha, sem dúvida, baseada na gastronomia francesa convencional que obedece uma rigorosa seleção de produtos.

Perfeccionista, criativo e talentoso, o Chef parece não se amedrontar face a esse novo desafio e diz se divertir desfrutando da adrenalina positiva para dar sempre o melhor de si mesmo com o intuito de transformar o restaurante do hotel La Réserve, num dos lugares mais apreciados pelos gourmets do mundo inteiro. Com esse leitmotif em mente Le Gabriel será “uma referência da alta gastronomia francesa, tendo produtos de qualidade trabalhados com simplicidade, rigorosamente pensado para criar uma cozinha sofisticada em sua apresentação, saborosa na sua degustação e modesta em suas pretenções gastronômicas,” confessa o Chef Banctel.  Uma promessa de vida longa a sua cozinha que acumulou em seu percurso gastronômico todos os atributos de um grande vencedor…

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®