Jil Sander

5 de Novembro de 2017

A estilista alemã Jil Sander ganha sua primeira exposição individual no Museu Angewandte Kunst, em Frankfurt, na Alemanha. O evento, que fica em cartaz até 06 de Maio de 2018, tem curadoria do diretor Matthias Wagner K, e acolhe instalações que relatam o impacto criativo de Sander na moda, na arquitetura e na arte de jardinagem. Ocupando 3.000 m², a exposição “Jil Sander: Presente” promete seduzir o público mostrando a influência e o poder criativo do arquivo da estilista e sua busca permanente pela modernidade, atributos que tornaram Sander uma referência. Ao mesmo tempo a mostra exibe o potencial de uma das estilistas mais talentosas da moda e a maneira como Jil Sander constrói suas coleções, como um filme, trabalhalhando sempre com um story-board em mente.

Como uma das primeiras designers de moda a ter uma percepção extraordinária das mudanças da sociedade, Jil Sander, com seu talento e perspicácia, antecipou tendências, usando como ponto de partida o desenvolvimento de formas inesperadas e verdadeiramente modernas na moda. Seu purismo transformou nossas noções de beleza e identidade, assim como os princípios de design. Harmonia de proporção, tridimensionalidade, eufemismo e sofisticação passaram a ser sinônimo de suas criações e ainda hoje esses códigos permanecem intactos. E, no entanto, Sander apresentou os fundamentos de sua estética em cada uma de suas coleções de maneiras completamente inovadora, constituindo sua identidade criativa com uma certa elegância dinâmica, onde pureza, sobriedade e modernismo se confundem.

Com a decisão de exibir seu trabalho no Museu Angewandte Kunst, Jil Sander volta sua atenção para o passado e esta é uma experiência bastante nova para alguém que sempre preferiu o up-and-coming. Após um período preparatório de dezoito meses, dos quais a estilista participou ativamente, a exposição se abre como um espetáculo multimídia, combinando arquitetura, cor, luz, filme, som, texto, fotografia, moda e arte em composições espaciais interdinâmicas. A mostra “Jil Sander: Presente” é muito mais que  uma exposição, muito mais que uma visão retrospectiva de uma criadora é, principalmente, uma nova interpretação do real espírito Jil Sander, de sua estética singular e da sua inconfundível visão de mundo.

IMAGEM ©David Sims ©Craig Mcdean ©Paul Warchol ©Raymond Meier

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®