Katharina Eisenköeck

14 de Abril de 2017

Técnicas antigas, processos artesanais, mistura de materiais inusitados constituem a base do trabalho criativo de Katharina Eisenköeck. Durante a Design Week de Milão a designer austríaca apresentou peças funcionais que se assimilam a esculturas, como se os materiais escolhidos por Eisenköeck tivessem se rendido as suas ideias sem questionar o resultado de suas associações, que muitas vezes podem ser opostas mas que criam uma dinâmica decorativa irresistível. 

Grande conhecedora das técnicas de carpintaria, graças a sua formação em arquitetura, Eisenköeck sabe como modificar a natureza dos elementos com os quais trabalha para transformá-los em móveis, luminárias e outros objetos decorativos com muita personalidade. Sua abordagem do design pode ser descrita como uma pesquisa prática onde a experimentação do material e sua harmonização, ainda que entre opostos, cria uma delicada interação de tensão, gravidade e texturas quando inseridos num novo contexto de superfície variadas. Um belo exemplo são as peças em couro e o concreto.

“Algo que me fascina é o processo de fabricação, os detalhes refinados e o acabamento”,  confessa a designer que se formou na Central Saint Martins College em “Arts Design and Environment”, em Londres. “Para mim é primordial criar objetos de qualidade que possuem longa duração e um design arrojado que lhe conferem singularidade.” Em seu atelier na Áustria, Katharina Eisenköeck esculpe cada peça que é concebida e trabalhada inteiramente à mão, uma habilidade desenvolvida com talento e extremo senso estético, que confere às suas peças um status de objeto escultural com design ousado à serviço da decoração.

IMAGEM © Katharina Eisenköck

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®