Maison Baccarat

12 de Setembro de 2016

Fundada em 1764, a Maison Baccarat escreveu seu fabuloso destino em letras brilhantes e se tornou um símbolo de excelência da art de vivre à francesa. Baccarat, nome que é reconhecido no mundo inteiro como sinônimo de elegância na decoração de lugares suntuosos, eventos únicos e extraordinários ou festas inesquecíveis. A Maison Baccarat oferece através de seus produtos uma viagem de volta no tempo em mais de dois séculos de política, cultural e econômica, que acompanha o início da industrialização no século 19 até a evolução do mundo em direção à globalização do século 21.

Participando de eventos importantes que marcaram a história mundial, a Maison Baccarat soube incorporar em suas propostas uma carteira de encomendas tão versátil quanto as mudanças que atigiram o mundo nos últimos séculos. Na França, Baccarat recebeu seu primeiro pedido da realeza em 1823, quando Luís XVIII solicitou a criação de um conjunto exclusivo de copos, demanda que foi em seguida copiada por Carlos X, Louis-Philippe e Napoleão III, além de muitos outros Presidentes e Chefes de Estado, que se seguiram. Até hoje os acessórios de mesa gravados Juvisy decoram o serviço da República Francesa desde 1899 e enfeitam as mesas cerimoniais do Palácio do Élysée. Com suas propostas inusitadas e vanguardistas, a Maison Baccarat soube impor sua identidade no mundo inteiro e conquistou rapidamente uma reputação internacional.

Do mobiliário desenhando para os Marajás da Índia, o majestoso candelabro “do Czar” criado para Nicolas II, aos refinados pedidos para a corte imperial japonesa à pureza dos copos de água gravados com as iniciais do Presidente dos Estados Unidos, F.D. Roosevelt, os cristais Baccarat souberam incorporar uma espécie de talismã ao seu nome que é diretamente associado a um estilo de vida refinado. Além de iluminar palácios e locais excepcionais, como a impressionante coleção de luminárias para o Palácio Dolmabahçe em Istambul, as peças encomendadas por Napoleão III para seus aposentos no Louvre e nas Tulherias, a Maison Baccarat nunca deixou de surpreender, transformando cada momento da vida em uma ocasião rara para ostentar seu savoir-faire. Suas coleções mais emblemáticas foram aclamadas e premiadas durante a Exposição Universal de Paris de 1855.

Além de ter seduzido um número considerávl de celebridades, como o Duque e a Duquesa de Windsor, o Príncipe Aga Khan III, o Príncipe Rainier e a princesa Grace de Mônaco, a artista Josephine Baker ou ainda Aristóteles Onassis, as criações da Maison Baccarat perpetuaram sua expertise com elegância e vanguarda, valores transmitidos através de séculos por artesãos especializados que souberam guradar e transmitir um legado incomparável. Inspirado por sopradores, cortadores, gravadores que colocam à disposição seus talentos inimitáveis à disposição da maison. Tal qual obras de arte intemporais cada garrafa, vaso, copo, frasco ou lustre encarnam a promessa de uma experiência e, acima de tudo, da arte de compartilhar.

No alto de seus seus 250 anos, a Maison Baccarat é o símbolo de celebração de momentos verdadeiramente inesquecíveis. Reconhecido mundialmente por sua expertise excepcional, Baccarat continua a escrever a história de luz a partir de sua primeira coleção de lustres criado meados do século 19. As criações Baccarat transmitem uma história cuja força remete à magia da transparência que reflete no infinito. Uma explosão que também sublima a Maison Baccarat em Paris e em Moscou, combinando classicismo e esplendor, como o primeiro Baccarat Hotel & Residences que foi inaugurado neste ano em Nova York. Mais um lugar de referência que promete perpetuar a história dessa Maison tipicamente francesa.

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®