Realizando sonhos

19 de Janeiro de 2018

“Acredito que um designer já nasce designer”, afirma categórica Cristina Jorge de Carvalho, que nasceu na África. Como quem não conhece fronteiras, a arquiteta de interiores usa como referências conscientes e inconscientes seu talento na criação de peças de design e de mobiliário. Depois de ter abandonado o curso de Gestão de Empresas para estudar Interior Design em Londres, Cristina Jorge de Carvalho voltou para Lisboa e fundou, sem hesitar em nenhum momento, seu atelier. “Hoje sei que foi a melhor decisão que podia ter tomado e sinto-me completamente realizada”, confessa a designer que contabiliza mais de 20 anos de carreira.

Tendo a África no coração, Cristina Jorge de Carvalho guardou desse país longínquo a sensação de liberdade, que segundo a designer “reforçou o meu lado criativo, porque me sentia livre em meio a natureza, a explosão de cores, o mar, as madeiras, elementos que fazem parte do meu ser e me conectam com a natureza”, atesta Jorge de Carvalho que, desde muito cedo, desenhava casas e diversos objetos. “Por isso acho que há algo de inato nesta minha paixão, ainda que, mais por influências familiares, não tenha sido esta a minha primeira opção em termos de estudos.” Graças a sua intuição, Cristina pode realizar o seu sonho de criar e desenvolver projetos tão diversificados quanto o seu talento, afinal, como ela afirma: “O designer é alguém que ‘cria’ sonhos, objetos, casas e ambientes que tornam a vida de quem deles usufrui mais bonita, agradável e prática. É isso que me encanta nessa profissão.”  A arquiteta prefere confiar em sua capacidade criativa quando se trata de ter uma ideia completamente inesperada, “não sigo uma linha criativa idêntica, prefiro me entregar ao processo de criação, seja como a partir de um elemento arquitetural, pictural, material, ou ainda da luz, da localização e da natureza ao redor para, a partir daí, criar o projeto. No mais, nada no processo criativo é previsível”, enfatiza.

De fato, cada projeto tem uma base que funciona como ponto de partida da arquitetura à localização geográfica e o meio ambiente, fatores que influem nos objetivos e podem agregar valor aos sonhos do cliente, como o apartamento de Estoril. Espaçoso, iluminado e moderno, a designer foi responsável pela decoração do espaço interior e exterior, que foram inteiramente repensados com objetos da sua coleção de mobiliário, Cristina Jorge de Carvalho – Furniture Collection, além de peças produzidas especialmente para este apartamento com clássicos do design, como Harry Bertoia, Flos, Hans Wegner, entre outros. Para dar um toque pessoal, a designer selecionou obras de arte de artistas Portugueses contemporâneos. O desejo dos proprietários era ter um espaço aberto e luminoso, para que isso fosse possivel, Cristina Jorge de Carvalho fez duas alterações importantes no nível da arquitetura de interiores com resultados notáveis: a parede original que separava o hall da sala de estar e jantar foi substituída por uma estrutura sofisticada rotativa em latão e aço inox e, com o impressionante horizonte do oceano em mente, a designer criou uma parede em espelho no bar que não só amplia as áreas da cozinha e bar, como também reflete a luz e a vista do apartamento.

Todos estes elementos associados necessitaram de uma reflexão profunda para inclui-los como parte do conceito do projeto. Nesse sentido, Cristina acredita na sua filosofia de que um designer é um “realizador” de sonhos com uma linha e um estilo próprio, onde o cliente pode se identificar com o estilo do designer, mas o objetivo é concretizar o sonho do cliente através do processo criativo do “realizador” de sonhos. “O resultado final é sempre uma junção de ambos e, por isso mesmo, uma surpresa. Os desafios colocados pelos clientes me conduzem a um desenvolvimento muito mais criativo, positivo e inesperado do meu trabalho”, confirma Cristina Jorge de Carvalho, que não esconde sua paixão pelos materiais nobres e naturais e pelo estilo dos anos 70. Quando questionada sobre quais sonhos a “realizadora de sonhos” gostaria de vê-los concretizados, ela hesita e diz que tem tantos! “Sonho em poder realizá-los, mas não estou falando dos meus sonhos particulares, confessa, o que gostaria é de eliminar a pobreza no mundo, as guerras e permitir que todas as pessoas tivessem acesso ao ensino. Estou certa de que a ignorância está na origem de grande parte dos problemas atuais da nossa sociedade.” Para quem tem a vida como uma fonte de inspiração constante, tudo pode se transformar em magia a todo momento: a música, a arte, as estações do ano, um filme, um livro, uma viagem, memórias. E, disposta a usar criativamente tudo o que lhe cerca e levar à cabo seus sonhos, Cristina Jorge de Carvalho continua avançando em seus projetos de decoração de interiores, alguns de arquitetura e também um projeto hoteleiro, além de uma nova linha de peças de mobiliário e de tapetes.

IMAGEM © Cristina Jorge de Carvalho – Furniture Collection

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®