“Versant Édition”

18 de Julho de 2017

A paixão pelo design de mobiliário fez com que Yann Bourigault trocasse uma carreira profissional extraordinária, de mais de 15 anos dedicados aos vinhos, para investir em seu próprio sonho. Ao criar a Versant Édition, tendo os Pirineus como paisagem de fundo, Bourigault colocou sob os holofotes o patrimônio de uma região e seu potencial cultural, histórico e econômico. Correspondance Magazine® conversou com Yann Bourigault durante uma rápida apresentação dos seus produtos na loja de departamentos Le Bon Marché, em Paris, para entender como esse homem de desafios alinhou seu conhecimento sobre os produtos franceses para implantar, em seu próprio negócio, uma visão global das tendências e modos de vida. Assim como o vinho, que ele promoveu com sucesso em países como Estados Unidos, Alemanha e França, as coleções Versant Édition devem resistir ao teste da longevidade, essa é a filosofia do sue negócio. “O conceito é o mesmo, um vinho excepcional melhora com o passar dos anos e nossas criações ganham em profundidade e personalidade com a pátina do tempo”, atesta o fundador da Versant Édition.

Outro elemento importante que aparece em seu discurso está vinculado ao local de nascimento da marca de mobiliário, os Pirineus, uma história de amor inexplicável, segundo Bourigault. “Existe algo de místico nesses vales e montanhas, uma grandeza singular que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar”, atesta. Além disso, a região é um celeiro rico em talento, artesãos, desenhistas prontos para enfrentar um desafio, como aceitar o convite de Bourigault para criar uma coleção para o batismo público da Versant Édition. “Tudo aconteceu rapidamente e, para criar algo singular, tentei me cercar dos designers cujo trabalho me toca convidando cada um deles a participar desse projeto ambicioso”, confessa o empreendedor que se investiu de corpo e alma na consolidação do seu sonho para dar vida a coleções de luminárias, cadeiras, mesas, móveis, entre outros objetos decorativos… “Versant Édition é um projeto que reúne todas as artes criativas que, associadas de forma elegante e harmoniosa, fazem parte da minha vida diária ao longo de mais de 30 anos.”

Todos os pequenos detalhes, vinhetas, imagens, impressões, desempenham um papel na direção artística da Versant Édition. Para compilar todos esses elementos, Bourigault se valeu do talento criativo dos designers e se deixou seduzir pelas propostas dos materiais: madeiras, como o pinheiro e a nogueira, mármore, bronze. “A especificação da coleção, se é que se pode falar de especificações, era dar carta branca e deixar fluir a criatividade de cada um desses colaboradores. De outra forma, acho que seria constrangedor enquadrar um talentoso designer e guiá-lo passo a passo.” O esboço da linha tem elegância atemporal e uma pitada de vintage que serve para enfatizar e realçar as inimitáveis e seculares técnicas francesas.

Avançando a passos largos, Yann Bourigault tem como objetivo dobrar a coleção até o final deste ano. “Estamos trabalhando em vários projetos. Uma coleção de objetos de mármore desenhados por Guillaume Delvigne que deve ser lançado em setembro, assim como um console personalizado da gama “Bagnères”, imaginado por Sylvain Willenz. Já que o tempo não recua, estamos de olho em 2018, desenhando uma coleção rica em novidades, incluindo, um escritório, uma linha de acessórios, uma cadeira. Como subir a montanha é uma simbologia que representa alcançar o sucesso, Yann Bourigault tem como sonho fazer uma exposição da coleção da Versant Édition no topo do pico de Ossau, que culmina a mais de 2 800 metros, durante o inverno. Sem dúvida, um desafio que seria apreciado pelo conquistador e aventureiro Henri Russell.

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®