“White City House”

19 de junho de 2019

A idéia não era criar um set de filmagem mas se apropriar do espírito do local para pontuar, com obras de arte, a decoração de interiores desse prédio onde funciona a sede da BBC, o lar de instituições de radiodifusão como Top of the Pops e Blue Peter, à Take Hart e Doctor Who. Era esse aspecto da cultura pop, herança da propriedade, que a equipe do Soho House reverenciou no design de interiores e nas obras de arte do clube, com um aceno definitivo ao design de meados do século. O famoso edifício circular se transformou em uma nova “vila” com centenas de apartamentos, restaurantes, incluindo um Bluebird Café, e White City House com 45 quartos, distribuídos em dois andares, juntamente com apartamentos residenciais, um Cowshed Spa, um Electric Cinema White Citya e piscina na cobertura. O clube dos membros ocupa o 8º, 9º e 10º andares superiores da nova construção, adjacente ao icônico anel Helios, em forma de rosca, listado como Grade II.

A criação do clube em uma nova propriedade representou um desafio, como explica Linda Boronkay, diretora de design da Soho House. “O projeto era muito diferente. Normalmente temos o aspecto de herança de um edifício, mas esse veio como uma tela totalmente em branco. Então tivemos que trabalhar duro para criar uma atmosfera acolhedora no espaço, garantindo que cada andar parecesse diferente, mantendo o espírito do Soho House”, diz ela. A maioria das áreas do clube situa-se nos dois últimos andares, com o 8º andar sendo um espaço flexível para eventos que compreende uma área com palco e área protegida.

A nova mobília, feita sob medida, a iluminação e os tecidos estampados,  criados exclusivamente para o projeto pela marca Tibor, empresa de têxteis modernistas reconhecida mundialmente que originalmente contribuiu com tecidos para a BBC durante os anos 60, combinados com peças vintage, evitam que os interiores pareçam muito temáticos. O uso abundante de madeira, como nos painéis de baixo relevo nos elevadores, com motivos circulares inspirados na obra de Doctor Who e na coleção de obras contemporâneas de Kate Bryan, além de detalhes de design, como os pontos iluminados na barra Allis que fazem referência aos “pontos atômicos” na fachada de tijolos do Television Center, conferem à White City House de uma atmosfera de capricho e aconhego britânico. As referências não são imediatamente óbvias mas parecem familiares.

IMAGEM © White City House

Você também pode gostar...