Rodeado de arte

22 de novembro de 2019

A arquiteta e designer de interiores francesa Valérie Rostaing levou quatro anos e muitas viagens a Taiwan para concluir esta casa, localizada em uma área residencial verdejante de Taipei. Rostaing teve carta branca para reinventar a casa de seis andares, construída com seis lajes de concreto de 100 metros quadrados cada. A única especificação do cliente – um colecionador de arte contemporânea – era que o resultado deveria ser um espaço acolhedor, em oposição a uma habitação tipo museu.

Concebida como uma área de descompressão, a entrada define o tom para o resto da casa. A sala de meditação, a sala de massagem e a piscina, todas decoradas com pedra Vals, mármore preto e madeira, oferecem relaxamento e a oportunidade de contemplar a floresta de bambu que se estende no horizonte vistas de uma série de janelas verticais. O piso térreo compreende uma ampla sala de estar com tetos altos o suficiente para abrigar obras de arte monumentais, uma sala de jantar completa com uma estante personalizada, mesa com quatro metros de comprimento e um tapete de seda com motivos que simbolizam as raízes das árvores; e uma cozinha acessível através de portas de correr. Lá fora, as esculturas de Henry Moore e Jaume Plensa são integradas ao ambiente.

O elevador, com sua fachada preta que o camufla e contrasta com as paredes brancas, e a escada leva aos outros andares, onde encontram-se a sala da família, uma sala de TV e vários quartos. Na suíte master, que abrange todo o terceiro andar e compreende um quarto, banheiro e dois vestiários, todos conectados por um pátio envidraçado, Rostaing ‘queria que a energia da floresta viajasse por todo o espaço’. Com obras de arte de Picasso, David Hockney, Kazuo Shiraga, Andreas Gursky e Donald Judd, para citar apenas alguns, acessórios feitos na França pela ENP Agencement, pedra e mármore da Itália e Suíça e mais de 40 móveis projetados pela própria Rostaing, esta casa chique é uma joia única que acomoda um estilo de vida harmonioso às portas de uma floresta.

TEXTO – Karine Monié

IMAGEM – Cortesia © Valérie Rostaing Interior Architect & Designer © Olivier Marceny © Todos os direitos reservados

Você também pode gostar...