Decoração parisiense

30 de Setembro de 2019

“Paris é sempre uma boa ideia”, inclusive, para fisgar algumas ideias decorativas, afinal, quando se trata de interiores impecáveis, os franceses certamente dominam o assunto. Analisamos alguns de nossos favoritos apartamentos parisienses, que consideramos chiques, para discernir exatamente o que resume esse ar sofisticado e o inexplicável je ne sais quoi. De lustres de cristal a cortinas dramáticas, eis o nosso roteiro para adubar a sua decoração com propostas parisienses.

Momento cubista – Arte pioneira na França, o Cubsmo foi lançado pelos artistas Pablo Picasso e Georges Braque. Valendo-se dessa arte de vanguarda em sua casa, que pode ser encontrada em muitos apartamentos parisienses, você faz um aceno sutil para os franceses. No entanto, uma peça não lhe dará a aparência chique parisiense: é a justaposição de obras do século XX com antiguidades, móveis importados e outros elementos que impulsionam esse estilo sofisticado.

Celebre sua arquitetura – Talvez você não possa morar em um apartamento no estilo Haussmann ou na Rue Saint-Honoré, com molduras elaboradas do teto, pisos originais de madeira em formato espinha de peixe restaurados e outros detalhes intrincados do período, mas qualquer que seja o patrimônio arquitetônico de sua casa, mostre-os. Escolha uma tinta que complementeavant-garde art  o seu piso de cerâmica, um candelabro fabuloso que chame a atenção para seus tetos altos. Abrace os belos ossos da sua casa e exiba-os sem cerimônia.

Deixe as coisas envelhecerem – Os franceses gostam muito de antiguidades e apreciam a beleza do envelhecimento. Um espelho antigo, salpicado de sinais reveladores da idade, como oxidação e arranhões, pode trazer uma sensação de história de vida para uma sala que nenhuma coisa nova brilhante pode agregar. Uma mesa vintage com manchas de água ou café tem caráter e traz um elemento humano para o espaço.

Não tenha medo do dourado – O glamour é um dos principais pilares do interior parisiense, e um toque de dourado é frequentemente a chave para alcançá-lo. Uma moldura dourada pendurada sobre uma lareira, um par de pernas de mesa com acabamento em ouro antigo, enfim, as opções são infinitas. Certifique-se de ter o toque Midas em todos os cômodos da casa.

Decore com antiguidades européias – As antiguidades são um item indispensável para qualquer lar sofisticado, mas parecem inatas nos interiores parisienses. No entanto, as casas francesas tendem a exibir antiguidades européias, naturalmente, bem como chinoiserie importada. As cadeiras Louis XVI, Louis XV e Louis XIV – semelhantes mas com pequenas diferenças – são uma marca registrada das casas parisienses, sem mencionar que esse investimento valioso pode ser usado em  qualquer cômodo da casa.

Crie uma paleta silenciosa – Cores ousadas, brilhantes e berrantes não tem lugar em uma casa chique parisiense – trata-se de criar uma paleta suave que permite que peças bem torneadas, padrões e acabamentos interessantes roubem a cena. Considere um esquema monocromático de camadas de cinza com toques metálicos, ou pinte as paredes com um tom de linho verde ou cores quentes. Adicione pequenos toques de cor através de detalhes ou obras de arte.

Invista em flores sem preocupações – Um buquê de flores é o toque final perfeito para um quarto chique parisiense, mas não fique muito exigente com arranjos elaborados com uma mistura de cores e flores. Basta estocar caules de um único tipo de flor, rosas, hortênsias ou o que você quiser, e esse arranjo encontrará força em números.

Adicione um toque de cristal – Como as facas para cortar bife Laguiole – os melhores talheres artesanais franceses – os lustres de cristal são onipresentes nas casas parisienses. Um local natural para uma delas é uma sala de jantar, mas você também pode adicionar um pouco de brilho em uma pequena sala ou em qualquer sala que precise de romance e glamour.

Torne sua decoração moderna – Antiguidades são comuns no interior parisiense, mas não são o único jogo da cidade. O modernismo é muito apreciado pelos franceses e as peças modernistas justapõem-se lindamente às peças com idade e história. Móveis modernos e sofisticados são a combinação perfeita para os detalhes arquitetônicos de período mencionados anteriormente.

Cortinas gloriosas – Todo interior chique parisiense precisa de um elemento cativante e romântico, e as cortinas exuberantes que cobrem o travesseiro e se arrastam pelo chão são perfeitos. A seda é geralmente o material escolhido, mas o linho pode ser igualmente bonito com detalhes elegantes de pregas. Se você quiser ficar marcar sua decoração em negrito com cores, este é o lugar para fazer isso.

EDIÇÃO DE TEXTO – Marilane Borges

IMAGEM © Simon Upton © Montse Garriga © Mark Luscombe-Whyte © Claude Weber © William Waldron

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®