A mitologia dos gêmeos

31 de outubro de 2022

“Land of Ibeji” é um projeto de fotografia colaborativa das artistas Bénédicte Kurzen & Sanne de Wilde, que explora a mitologia em torno dos gêmeos na Nigéria. “Ibeji”, que significa “nascimento duplo” e “os dois inseparáveis” em iorubá, significa a harmonia final entre duas pessoas.

A Nigéria tem uma das maiores ocorrências de gêmeos no mundo, particularmente entre o povo iorubá no sudoeste.

Na cidade de Igbo-Ora, no sudoeste do país, apelidada de “Casa dos Gêmeos da Nação”, quase todas as famílias têm pelo menos um conjunto. Em 2018, a cidade sediou o Twins Festival, com a presença de mais de 2.000 pares.

O gêmeo primogênito é geralmente chamado de Taiwo, que significa “ter o primeiro gosto do mundo”, enquanto o segundo filho é chamado Kehinde, “chegando depois do outro”.

As comunidades desenvolveram diferentes práticas culturais em resposta a essa alta taxa de natalidade, da veneração à demonização. Em tempos anteriores, gêmeos em algumas regiões eram considerados maus e vilipendiados ou mortos ao nascer.

Hoje em dia, a chegada de gêmeos geralmente é comemorada, e muitos pensam que trazem boa sorte e riqueza. Foram utilizados dois filtros de cores, para expressar a dualidade de identidade dos fotografados e a atitude em relação aos gêmeos.

Para trazer mais à tona o aspecto invisível, mágico e sobrenatural dado aos gêmeos, as fotógrafas usam filtros de duas cores para determinadas imagens, ampliando assim a estranha dualidade dos dois indivíduos com duas identidades e percepções de cores diferentes.

Por meio de uma narrativa visual e linguagem estética destinada a refletir e reforçar a cultura iorubá que celebra os gêmeos, as duas fotógrafas estendem seu olhar para além da aparência utilizando ferramentas de simetria e semelhança.

Para abrir os olhos para a interpretação dos gêmeos como figura mitológica e poderosa metáfora, as artistas se concentraram tanto no quesito da dualidade dentro de um ser humano, como na dualidade que experimentamos no mundo ao nosso redor.

Durante o evento Photo Days Paris, em cartaz até 11 de dezembro de 2022, com exposições sendo apresentadas em várias galerias parisienses, a Fisheye Gallery acolhe a exposição “Land of Ibeji” de 04 de novembro de 2022 à 07 de janeiro de 2023.

Reportagem Especial Correspondance Magazine®

IMAGEM © Photo Days © Fisheye Gallery © Bénédicte Kurzen & Sanne de Wilde © Todos os direitos reservados

Você também pode gostar...