Afrescos no chão

14 de março de 2022

A coleção Affrescati formada pelo aparecimento de afrescos tradicionais italianos, que remetem a uma técnica de pintura mural onde pigmento em pó seco é pintado sobre gesso úmido. Uma história que começou há muito tempo, influenciada pelo fascínio dos afrescos de Pompéia às cores da Catedral de Amalfi e a abóbada estrelada da Capela Scrovegni.

Para a criação da coleção Affrescati, a equipe de design da Ceramiche Refin replicou pinturas e afrescos autênticos em seu laboratório usando pigmentos tradicionais e cal. Além de ter  estudado a herança e a arte do afresco e, em seguida, “o trouxe de volta à vida” em uma telha cerâmica.

O resultado é um azulejo com uma superfície quase tridimensional, onde as características do afresco foram replicadas em cada detalhe, para valorizar todo o encanto dessa herança milenar. Essa abordagem artesanal é o resultado de experimentos realizados nos laboratórios da Ceramiche Refin que, apoiados por uma impressionante experiência de produção e tecnologias de ponta, traduz sua criatividade em um produto exclusivo de revestimento cerâmico.

Disponível em cinco cores diferentes e quatro tamanhos, a coleção Affrescati onde cada opção de cor combina tons de porcelana que se inspiram nos pigmentos usados ​​nos afrescos tradicionais. Ombra é uma mistura de cinzas semelhante a uma sombra, enquanto Lapis apresenta tons sombrios de azul. Ocra usa vários tons de amarelo e creme, que contrastam com o Calce, uma combinação eclética de tons de branco. Finalmente, Terra é uma mistura quente e neutra de sienna e terra queimada.

A coleção também é formada pela aparência texturizada dos afrescos, que são definidos por marcas de espátula e imperfeições. Todavia, os azulejos Affrescati tem acabamentos em porcelanato liso que lhes dá um toque moderno, o que torna os azulejos adequados para revestimento de paredes e pisos.

As cores assumem um aspecto ‘vintage’ particular, enfatizado por sinais e marcas: uma característica distintiva devido à reação entre a cal do fundo e os pigmentos utilizados, que atenua as cores e permite obter uma sinfonia de tons, com um resultado suavemente dilapidado.

As qualidades multifacetadas do grés tornaram possível, pela primeira vez, transmitir o charme do afresco aos pisos. Cada azulejo colorido da coleção também pode ser adornado com formas de estrelas de Giotto, que se referem às estrelas em forma de cometa encontradas nos murais do pintor e arquiteto florentino Giotto di Bondone.

Reportagem Especial Correspondance Magazine®

IMAGEM – Cortesia da Ceramiche Refin © Todos os direitos reservados

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®