Arte com jeans reciclados

21 de abril de 2023

O artista e designer Maarten Baas e a marca de jeans G-Star RAW se uniram para uma exposição instigante, apresentada durante a Semana de Design de Milão que pode ser visitada gratuitamente, até 23 de abril, na Chiesa San Paolo Converso, Piazza Sant’Eufemia 1.

“More or Less” explora uma das dificuldades fundamentais de nosso tempo: a tensão entre o desejo de ter mais – e a necessidade de adquirir menos – por meio de uma série de peças de design e arte feitas de denim desperdiçados.

A exposição traz um jato particular de quinze metros de comprimento e um tríptico de armários em forma de jeans, todos feitos com jeans G-Star reciclados.

Duas enormes esculturas de luz, com o título da mostra, emolduram a entrada da exposição e dão um tom teatral, que ficará na Igreja de San Paolo Converso, do século XVI, proporcionando um cenário deslumbrante e inesperado para os projetos provocantes.

A mostra pretende provocar discussões sobre a dualidade das questões de sustentabilidade e a interação paradoxal entre design verde e consumismo de massa, um tema delicado especialmente para um evento como a Semana de Design de Milão e uma indústria que incentiva o consumo.

Criar um jato particular – símbolo do luxo – a partir de material reciclado provavelmente provocará reações não apenas por sua escala massiva, mas também pela ousada afirmação que faz sobre a dualidade das questões de sustentabilidade.

“Todos os anos, em Milão, testemunho o diálogo tragicômico entre design verde e consumo de massa”, diz Maarten Baas.

“Quando a G-Star me procurou para essa colaboração, foi a oportunidade perfeita para focar nessa dualidade. Afinal, todos fazemos parte do mesmo quebra-cabeça: desfrutar do nosso prosecco ao lado deste jato particular feito de materiais reciclados. Não estamos salvando o mundo, mas estamos contribuindo para uma melhoria? Mais ou menos…”

Maarten Baas é considerado um dos designers mais reconhecidos do século 21, com um histórico de surpreender e intrigar o público. A G-Star abordou o designer com um briefing para criar uma série de peças de arte e design a partir de um novo material têxtil derivado do denim reciclado.

O resultado é um tríptico de armários lúdicos e funcionais, lembrando um par de jeans. Todos os três armários são feitos de material têxtil criado a partir de jeans G-Star reciclados, especialmente desenvolvido pelos inovadores têxteis dinamarqueses Kvadrat Really.

Os jeans foram recolhidos nas lojas G-Star em toda a Europa através do programa ‘Return your Denim’, que permite aos clientes devolver os seus jeans velhos para reciclagem.

Durante a exposição, os visitantes também podem trazer suas roupas usadas para serigrafia com a mensagem de assinatura ‘More or Less’.

“Na G-Star, acreditamos que não há limite para o que o denim pode fazer. Neste caso, estamos destacando o que nossos resíduos de jeans podem se tornar e como podemos transformar o material residual em algo significativo que se destaca – e que faz você se perguntar e pensar”, diz Gwenda van Vliet, CMO G-Star RAW.

“Todos queremos mais, mas nosso planeta precisa de menos. Essa é a realidade desconfortável com a qual todos nós lidamos. Sim, estamos constantemente buscando melhorar nosso impacto nas pessoas e no planeta mas, ao mesmo tempo, percebemos que também incentivamos o consumo. A exposição simboliza nosso ato de equilíbrio, o de ser uma marca responsável e bem-sucedida ao mesmo tempo…”

As duas esculturas de luz de seis metros de altura, uma intitulada ‘more more more’ e a outra ‘less less less’ repetem deliberadamente a palavra “More or Less”, como mensagem publicitária, eletrizando o título da exposição com um cruzamento excêntrico de sinalização 3D e exibições de texto em LED.

As comoventes letras de ‘more more more’, e a sobrecarga de contratações comerciais, paradoxalmente escrevendo ‘less less less’ visualizam a tensão interior entre o que desejamos e o que pensamos que devemos fazer, e as forças que nos seduzem ora numa direção ou em outra. A programação do wordage é irregular, então a instalação desenvolve vida própria imitando uma perda de controle.

As esculturas são uma continuação da mais recente obra pública de Baas: ‘Intellectual Heritage’, instalada na fachada da biblioteca pública de Utrecht (NL).

“Esta exposição é para mim, muito mais sobre os conflitos que temos em nossas cabeças nestes tempos modernos, do que a sustentabilidade no design. O sentimento de culpa que aparentemente queremos compensar”, diz Maarten Baas.

Os armários, disponíveis para compra, são feitos sob encomenda, com preço e prazo de entrega sob consulta. O Denim Waste Plane se tornará parte da coleção de arte G-Star RAW.

Reportagem Especial Correspondance Magazine®

IMAGEM – Cortesia da marca G-Star e do designer Maarten Baas © G-Star Raw © Todos os direitos reservados

 

Você também pode gostar...