Intersecção artística

6 de fevereiro de 2024

Two Paper Houses é o vencedor do FRAME Awards de dezembro, um espaço de exposição projetado pelo Luo Studio no aeroporto de Zhengzhou, na China, feito de papelão ondulado reciclável e metal.

Reaproveitando um complexo comercial inativo, o Luo Studio explora como o papelão pode fornecer um espaço sustentável e fácil de construir, graças ao design que incentiva a montagem rápida e a reutilização repetida e de longo prazo além da exposição.

A dupla de arquitetos Marianne Burkhalter e Christian Sumi foi premiada com o Prix Meret Oppenheim 2024 em arquitetura por seu trabalho pioneiro na construção moderna em madeira. Fundaram a sua empresa em 1984, colaboraram com ambientalistas e realizaram as suas próprias pesquisas sobre poupança de energia.

Eles começaram a construir estruturas de madeira, tão leves quanto possível e com o mínimo de materiais. Na década de 1990, conseguiram aproveitar as oportunidades oferecidas pelo desenvolvimento de novas tecnologias na construção em madeira.

Influenciados por Hans Fischli, Emil Roth e pelo pioneiro americano da construção industrial Konrad Wachsmann, bem como por Le Corbusier, Frank Lloyd Wright e muitos outros, Marianne Burkhalter e Christian Sumi fizeram parte de um cenário arquitetônico em rápida mudança.

The World Architecture Festival and Prize, juntamente com os co-curadores Make Architects e Sir John Soane’s Museum, anunciaram o arquiteto e ilustrador filipino Eldry John Infante como o vencedor geral do Prêmio de Desenho de Arquitetura de 2023.

O desenho premiado, intitulado ‘(Re)membering the See Monster’, é uma representação mista de uma plataforma petrolífera extinta. A imagem pretende convidar conversas sobre o tema do reaproveitamento, indo além da fisicalidade da estrutura.

A proposta do desenho de Eldry John Infante foi elogiado pela sua narrativa cinematográfica, apresentando uma composição de painéis em forma de colagem, todos contribuindo para a sua criação  híbrida experimenta diferentes convenções representacionai.

Utilizando técnicas digitais e desenhadas à mão para criar uma imagem envolvente, que pode servir como ponto de partida para conversas sobre o futuro destes impressionantes “monstros marinhos”.

A designer Attua Aparicio é a vencedora do Prêmio Ralph Saltzman 2024. Ela vai expor seu trabalho no Design Museum de 1º de fevereiro a 15 de abril.

Aparicio é uma artista multidisciplinar radicada em Londres que trabalha na intersecção entre design, artesanato e arte. Sua prática é impulsionada pela pesquisa e experimentação de materiais buscando encontrar novas combinações e formas de fazer.

Ela está interessada em sustentabilidade, ‘hibridização’ de materiais e tato. Attua Aparicio colabora frequentemente com sua irmã, a artista Saelia Aparicio, e já trabalhou com o artista de vidro Jochen Holz. Aparicio também cofundou o Silo Studio com Oscar Lessing.

A pintora Valérie Favre recebeu o Prix Meret Oppenheim 2024 em arte. Da parte francesa da Suíça, Valérie Favre é internacionalmente conhecida pelas criaturas e figuras míticas que povoam a sua série de pinturas a óleo.

Suas composições caracterizam-se por um mundo ficcional cheio de inquietação, contradição e contraste. Suas pinturas expressivas e dinâmicas examinam criticamente motivos e imagens da história da arte e da literatura.

Favre “constrói” estruturas trabalhando paralelamente em diferentes grupos de obras que se sobrepõem ao longo de vários anos. Para ela, a pintura é uma forma radical de “pensar o mundo”.

Depois de começar no teatro e no cinema, no final da década de 1980 a artista escolheu concentrar-se no meio da pintura num discurso artístico dominado pelo conceptualismo e pelo minimalismo.

Reportagem Especial Correspondance Magazine®

IMAGEM – Cortesia dos galeristas, instituições e dos artistas © burkhalter sumi architekten, Forsanose, Volketswil, Switzerland, 2013 © Eldry John Infante, ‘(Re)membering the See Monster’, detail of the drawing © WAF © Attua Aparicio, Digit Texture © Jixiao Tong © Valérie Favre, Bateau des Poètes (Robert Walser, Marina Iwanowa Zwetajewa, Georges Bernanos, Walter Benjamin), 2020, 170×130 cm © Todos os direitos reservados

Você também pode gostar...