“Collection particulière”
Designer educado pela École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, Hervé Van Der Straeten debutou sua carreira com o design de produtos, o frasco de perfume J’adore, da Dior, e o tubo de batom KissKiss, da Guerlain, foi ele quem os imaginou, antes de se dedicar ao designer de móveis com uma propensão à ornamentação, trabalhando principalmente com seus materiais favoritos: bronze, mármore, alabastro. Sua abordagem arquitetônica pode ser apreciada nos móveis, iluminação e espelhos desenhados com uma geometria desconstruída e esculpidos com maestria e rigorosa precisão por artesãos franceses.
Para festejar duas décadas de colaboração, o galerista, antiquário e especialista em artes decorativas do século XX Alexandre Biaggi edita novas peças exclusivas criadas por Hervé Van der Straeten, inspiradas no movimento futurista italiano. Uma luminária de chão e uma luminária de mesa “Twiggy” em bronze, uma luminária “Eos” em bronze e alabastro, um console e uma mesa de pedestal “Labyrinth” em bronze, arandelas “Séléné” em bronze e alabastro, além de um espelho “Puzzle”. A exposição batizada de Coleção Particular fica à mostra na Galeria Alexandre Biaggi até 15 de outubro.
Esteta por natureza, Hervé Van der Straeten evoca as artes decorativas como uma fonte poderosa de onde seu desenho direto e gráfico se inspira. As peças expressam a ideia de um dinamismo singular, como se acumulassem a energia e o movimento da decoração moderna. Não é à toa que seus projetos são muito procurados no mercado das artes contemporâneas. Se o design está ao nosso alcance, esse é um exemplo perfeito da glória estética de algumas das peças, conferidas como clássicas e atemporais, que contam a história do talento singular de Hervé Van der Straeten.
EDIÇÃO DE TEXTO – Marilane Borges
IMAGEM – Cortesia da Galeria Alexandre Biaggi © Cecil Mathieu © Francis Amiand © Todos os direitos reservados
Você precisa fazer login para comentar.