Decoração do Século

13 de Novembro de 2019

O que é bom gosto? Como adquirimos uma noção do que é refinado ou lugar comum em decoração? Monografias, revistas, livros e jornais sobre design de interiores são sempre ótimas fontes de informação, como o surpreendente volume, simplesmente intitulado “Décoration – Os mais belos interiores do século”, lançado pela editora Phaidon com capas em duas cores, amarela açafrão e azul marinho. Organizado por ordem alfabética, o livro é assinado pelo jornalista de moda e editor especializado em design de interiores, William Norwich. Em “Décoration”, Norwich apresenta um panorama dos mais belos interiores patrocinados pelas personalidades mais influentes do design de interiores desde o início do século XX, indicando o nome de cada proprietário e colocando em relevância o projeto decorativo com um texto suscinto, dando crédito ao profissional que o imaginou. Sem necessariamente ser um guia de decoração de interiores, a publicação conta com fotografias compiladas especialmente pela sua singularidade, mostrando as casas de estrelas de cinema, designers, estilistas e arquitetos ao redor do mundo, coube às imagens alimentar o imaginário coletivo sobre o estilo de vida desses grandes artistas.

A medida que as páginas avançam o leitor começa a se deparar com a decoração de residências cujos proprietários se chamam Frida Kahlo, Yves Klein, Pablo Picasso, Hubert de Givenchy, Jean Cocteau, Christian Dior, Cary Grant & Randolph Scott, para citar apenas alguns dos projetos selecionados. Fazendo um tour sem preconceito entre estilos, modismos ou tendências, Norwich selecionou 400 intérpretes que sublimaram a arte decorativa com uma amostra de mais de 25 ambientes divididos entre castelos, casas e apartamentos de alto luxo, ranchos à venda e outros estabelecimentos dos sonhos, onde viveram algumas dessas personalidades de renome internacional.  Muitas pessoas gostam de pensar que bons interiores devem ser imitados repetidamente, mas essa publicação pontua que, acima de tudo, o bom gosto deve ser pessoal, um canal para que o estilo próprio de cada pessoa possa brilhar. Nesse quesito, “Décoration – Os mais belos interiores do século” funciona como referência e fonte de inspiração, tanto para os amantes de design quanto para os que se interessam pela decoração dos espaços domésticos. Esse livro é um compêndio sobre a arte de viver rodeado de beleza e ter um estilo cheio de significado.

EDIÇÃO DE TEXTO – Marilane Borges

IMAGEM – Cortesia da editora © Phaidon © François Coquerel © Succession Yves Klein c/o DACS 2019 © Kate Martin/Jan Showers © Mai Linh

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®