Design não-binário
A marca Setchu, do designer de Satoshi Kuwata, é o vencedor do LVMH Prize 2023 para Jovens Designers. O criador japonês de 39 anos se destacou por sua visão que inclui “não apenas roupas, mas uma filosofia”, disse a jurada Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da Dior para moda feminina.
Depois de se formar na Central Saint Martins, Kuwata passou a trabalhar na Givenchy sob a direção de Riccardo Tisci e na extinta gravadora Edun da LVMH antes de abrir sua própria marca.
Agora em sua quinta temporada, Setchu, com sede em Milão, mistura técnicas de alfaiataria britânicas com tradições japonesas como o origami.
Os clientes recebem instruções sobre como enrolar ou dobrar jaquetas para armazenamento e viagem, usando técnicas inspiradas na cultura do quimono que minimizam o espaço ocupado pelas roupas e preservam as pregas e vincos integrados ao design.
Grace Wales Bonner, fundadora da WALES BONNER, é a vencedora do 2023 BFC/GQ Designer Fashion Fund. Caroline Rush, diretora executiva do BFC, disse que a designer “criou um espaço para uma conversa cultural que inspira as gerações futuras.
Sua abordagem intelectual do design resultou em várias colaborações em todo o espaço criativo, demonstrando a clara capacidade da marca de ressoar com consumidores e alcançar o sucesso comercial”.
Wales Bonner, vencedora do Prêmio LVMH, fundou sua gravadora em 2014, logo após se formar na Central Saint Martins de Londres.
A LABRUM London recebeu o BFC/GQ Designer Fashion Fund. Fundada pelo diretor criativo Foday Dumbuya em 2015, a LABRUM London é conhecida por sua representação da cultura da África Ocidental através de lentes modernas.
A filosofia da marca é centrada na criação de peças direcionais e propositais, narrando histórias não contadas da diáspora.
A marca combina habilmente a cultura da África Ocidental com a herança tradicional britânica por meio de silhuetas reinterpretadas e funcionais e estampas distintas.
O Lagos Space Programme, da Nigéria, recebeu o International Woolmark Prize de 2023. O Programa é um selo de design conceitual não-binário de Adeju Thompson. A marca oferece coleções intelectuais, prontas para vestir e sofisticadas, enquanto explora conceitos paralelos por meio de projetos de colaboração multidisciplinar.
A marca impressionou os jurados pela completude da coleção e pela forma como explorou e utilizou a lã Merino na confecção de cada peça.
A dinamarquesa A. ROEGE HOVE recebeu o Prêmio Karl Lagerfeld de Inovação, depois de impressionar os juízes com o frescor de sua coleção e a atenção dada à cadeia de suprimentos e ao processo de fabricação.
Reportagem Especial Correspondance Magazine®
IMAGEM – Cortesia dos designers e instituições © Setchu, SS 2023 collection © Christina Ebenezer © LABRUM London, SS23, Freedom of Movement © Lagos Space Programme © Todos os direitos reservados
Você precisa fazer login para comentar.