Instantâneo poético

12 de outubro de 2022

Esta é a tão esperada reimpressão de Chromes de William Eggleston, o primeiro da série em andamento de conjuntos de caixas publicados pela editora alemã Steidl examinando a totalidade da obra seminal de Eggleston.

A publicação apresenta as primeiras imagens de Memphis clicadas por Eggleston, seu teste de cores e estratégias de composição e o desenvolvimento em direção ao “instantâneo poético”. Em suma, Chromes mostra um mestre em formação e conta com textos de Thomas Weski, editados por Winston Eggleston, William Eggleston III.

William Eggleston é considerado um dos artistas mais importantes e influentes da fotografia contemporânea. Nascido em Memphis em 1939 e criado no Mississippi, Eggleston cresceu evitando as inclinações típicas dos garotos sulistas para caça e esportes.

Concentrando seu tempo e curiosidade em arte e música. Depois de descobrir as câmeras Leica, “The Decisive Moment” de Henri Cartier-Bresson e “The Americans” de Walker Evans, Eggleston decidiu se dedicar à fotografia profissionalmente.

A posição de Eggleston como um dos mestres da fotografia colorida é amplamente reconhecida. Mas os passos graduais pelos quais ele se transformou de um desconhecido em um artista líder são menos conhecidos.

Embora em meados da década de 1960 praticamente todas as fotografias de belas-artes aceitáveis ​​fossem tiradas em preto e branco, Eggleston começou a experimentar com filme colorido e técnicas de transferência de corantes – processos de saturação de cores usados ​​principalmente para publicidade.

Chromes é uma edição de mais de 5.000 Kodachromes e Ektachromes retirados de dez fichários ordenados cronologicamente encontrados em um cofre no Eggleston Artistic Trust. Este arquivo já foi usado por John Szarkowski, que selecionou as 48 imagens impressas no livro seminal de Eggleston, William Eggleston’s Guide, enquanto o restante do arquivo permaneceu quase totalmente inédito.

EDIÇÃO DE TEXTO – Marilane Borges

Reportagem Especial Correspondance Magazine®

IMAGEM – Cortesia da editora © Steidl © Eggleston Artistic Trust © Todos os direitos reservados

 

Você também pode gostar...