Livros à gogo

18 de Abril de 2019

Poucos itens numa casa contêm tanto sentimentalismo – e conhecimento – quanto livros, eles tem o poder de nos fazer sentir confortáveis e podem realmente transformar um espaço, além de torná-lo mais aconchegante e convidativo. Os livros oferecem a possibilidade de que é possível ignorar o mundo lá fora e apenas passar o tempo folheando suas páginas. Pensando nisso, Correspondance Magazine® fez uma curadoria de livros, de gêneros e assuntos indiscutivelmente interessantes, que podem embelezar seu espírito, decorando sua casa e sua estante.

Uma coleção de livros pode tanto preencher apenas uma estante ou toda a sua biblioteca. Apesar de muitas pessoas terem prateleiras repletas de livros e estantes abarrotadas de clássicos, que abrigam centenas ou até milhares de obras impressionantes, ainda que sua coleção seja muito pequena, não se deixe intimidar, lembre-se que uma grande biblioteca começa com um livro e você pode construir a sua apartir de uma simples unidade. Não há um caminho certo para criar sua coleção de livros mas é importante considerar seus valores e definir que tipo de colecionador de livros você é. Uma boa pergunta para esse exercício de estilo pode ser: Quais são os objetivos da minha casa e da minha estante? Tente se colocar no espaço onde sua estante estará localizada e pense em como você se sentiria olhando para seus livros todos os dias: sua biblioteca pessoal diz ao mundo alguma coisa sobre quem você é?

Para ajudar nossos leitores a se conhecerem como bibliófilos, selecionamos algumas dicas sobre o assunto, como considerar os seus valores e estar sempre atento a todas as ofertas dentro da temática que você afecciona. Na verdade, os livros estão em toda parte quando você começa a procurá-los, durante as viagens, com suas livrarias de todas as especialidades e tamanhos, as bibliotecas especializadas ou não também costumam vender livros, e as editoras geralmente tem livrarias mais do que inspiradoras. Observe os detalhes da publicação e seja exigente, afinal, se um livro vale a pena ser impresso e ocupar espaço no mundo, ele deve durar para sempre. O ideal e recomendável é olhar para a qualidade de tudo, da impressão ao design geral, avaliando inclusive as capas, a fim de garantir que os livros escolhidos sejam dignos de um lugar especial em suas prateleiras.

Para manter uma estante cheia de estilo, organização e intenção são primordiais. A regra de ouro é ter os livros ocupando o dobro do espaço destinado para eles. Tire tudo, adicione alguns objetos, depois preencha com livros até que você tenha um bom equilíbrio, a imagem ideal é que as prateleiras ganhem vida e dancem. Com certeza, se você tiver tempo e paciência, é bom criar uma coleção especial ao longo do tempo, atualizá-la e melhorar periodicamente suas escolhas. Assim como na vida, os livros podem ser cíclicos e não há problema em deixar alguns exemplares partir, por isso é normal, que ao coletar e reorganizar seus livros, você encontre títulos que não se encaixam mais na sua prateleira nem no seu estilo de vida do momento. Não se torture, distribua-os em outros espaços ou faça uma doação aos amigos ou à biblioteca do seu bairro, agindo assim, novos títulos vão ficar esperando que você os descubra, enquanto os anteriores ficarão ansiosos para que você os reencontre ou volte correndo para relê-los.

EDIÇÃO DE TEXTO – Marilane Borges

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®