O bom design

19 de Março de 2019

“Um bom design não deve ter nada irrelevante, acidental ou não relacionado à ideia principal”, dizia Eliot Noyes, Diretor do Departamento de Design Industrial do MoMA, e esse é o mote da exposição The Value of Good Design, que tem como curadora Juliet Kinchin e Andrew Gardner, e suporte curatorial do Departamento de Arquitetura e Design. The Value of Good Design, que fica em cartaz até o mês de junho deste ano, questiona o significado do que é ou o que pode ser considerado bom design nos dias atuais.

Exibindo criações diversas imaginadas por grandes designers, o visiante vai se deparar de móveis à eletrodomésticos, peças de cerâmica, vidro, eletrônicos, artigos esportivos, brinquedos, gráficos e design de transporte como o automóvel Fiat Cinquecento. A mostra explora, entre outros assuntos correlatos, o potencial democratizante do design, começando com as iniciativas do Good Design do MoMA, do final da década de 1930 até a década de 1950, que defendeu produtos contemporâneos bem projetados e acessíveis.

Entre os objetos expostos estão a poltrona Bowl Chair, da italiana naturalizada brasileira Lina Bo Bardi, qua data de 1951. A curadoria da Good Design chama atenção para o fato da arquiteta ter tido um importante papel nos avanços modernistas da arquitetura e design no Brasil após a guerra. Há também um pôster da artista para a Exposição da Agricultura Paulista de 1951. Outro brasileiro presente é Antônio Maluf, com o pôster da 1ª Bienal do Museu de Arte Moderna, do mesmo ano.

Em meio a tantas propostas, do número crescente de escolas de design à multiplicação e criação de novos objetos, a pergunta que não quer calar e que os curadores vão tentar respondê-la é: O que é um bom design e como pode melhorar a vida cotidiana? Uma das respostas foi dada, ainda em 1948, por Edgar Kaufmann Jr., Diretor do Departamento de Design Industrial do MoMA: “Bom design, em qualquer período, é simplesmente uma fusão minuciosa da forma e da função, e uma consciência de valores humanos expressada em relação à produção industrial por uma sociedade democrática.” 

IMAGEM – Digital Image © 2019 The Museum of Modern Art, New York © John Wronn

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®