Recursos visuais
O Prix Balzac pour la création contemporaine, instalado em ritmo bienal, ganha outro formato este ano com cinco duplas de cozinheiros/artistas, cujo trabalho deve ter como base a Comédie humaine.
O júri premiou a dupla formada por Sylvain Parisot e Noémie Sauve. O primeiro é um jovem chef promissor que abriu seu primeiro restaurante, “Jeanne Aimée”, em Paris na primavera passada, o segundo é um artista visual muito preocupado com questões de recursos alimentares e práticas agrícolas locais.
Tirando do Lys dans la vallée a imagem da samambaia, fizeram de um lado uma receita de alcachofra com bacon em casca de papel kombu e do outro areia, vidro soprado e samambaia seca sobre papel.
O prêmio dedicado ao artesanato The 2023 LOEWE FOUNDATION Craft Prize foi concedido à ceramista japonesa Eriko Inazaki. O júri comentou sobre a visão excepcional de Inazaki sobre a ornamentação em cerâmica.
Seu trabalho vencedor, uma peça de cerâmica intitulada “Metanoia, 2019”, é uma orbe cativante coberta por extrusões finas, semelhantes a plantas e flores, cada uma feita de forma intrincada ao beliscar a argila à mão.
As menções honrosas deste ano foram para Dominique Zinkpè, do Benin, por sua escultura de parede The Watchers, e Moe Watanabe, um artista japonês cuja obra Transfer Surface usa casca de nogueira recuperada para construir sua forma de caixa naturalista.
O vencedor do Prix MAIF pour la escultura pelo seu projeto Fragilités é Arthur Hoffner que colocará a técnica a serviço da ilusão e do ‘encantamento-mágico’.
Sua escultura gerará continuamente um fluxo de bolhas de sabão cheias de névoa que explodem em uma nuvem vaporosa.
Para dar vida a este projeto poético e intrigante, o artista planejou um complexo aparato técnico, que será cuidadosamente escondido, assumindo um aspecto tecno-mágico, como um convite à contemplação meditativa.
Reportagem Especial Correspondance Magazine®
IMAGEM – Cortesia dos artistas e instituições © Sylvain Parisot – Restaurant Jeanne Aimée / Noemie Sauve © Claire Curt © Eriko Inazaki, Metanoia, 2019, ceramics © Arthur Hoffner, Fragilités, project for the prix MAIF pour la sculpture 2023 © Todos os direitos reservados
Você precisa fazer login para comentar.