Paolo Pallucco

28 de fevereiro de 2022

Suas criações coletam referências de universos diversos e são uma apologia à criatividade, para festejar essa explosão de talento Paul Bourdet, Ștefan Cosma e Ketabi Projects apresentam a primeira retrospectiva do designer italiano Paolo Pallucco, intitulada de Luck and Sex. That’s all, literalmente “Sorte e Sexo. Isso é tudo”, compondo um panorama de suas criações e reedições de peças de mobiliário que datam da virada dos anos 90.

Com suas habilidades multidisciplinares, o arquiteto e designer fundou a Pallucco em 1980, se consagrando especialmente à reedição de criações esquecidas da primeira metade do século 20 como o abajur Fortuny, e as cadeiras desenhadas por Robert Mallet-Stevens ou ainda Sandows, imaginada por René Herbst.

Nascido em Roma em 1950 e arquiteto de formação, Paolo Pallucco não se enquadra em nenhuma categoria de estilo e é um dos designers mais radicais e engajados nos anos 80, apreciado tanto pelas peças que produziu como pela sua personalidade irrequieta e irreverente.

Os anos prolíferos Pallucco acumularam uma produção significativa e a exposição, que levou dois anos de pesquisa obstinada para coletar suas peças míticas espalhadas ao redor do mundo, reúne um conjunto excepcional de cerca de quarenta criações desenhadas por Paolo Pallucco, Mireille Rivier, Rei Kawakubo e outros designers que foram editados pelo estúdio Pallucco.

Meios de produção industriais avançados para produzir móveis com uma estética radical, essa é a proposta do estúdio Pallucco que construiu sua reputação como um dos precursores das reedições de grande qualidade.

Palluco desenhou peças que não são funcionais, nem estéticas, se avaliadas sob uma de objeto per si, elas representam, acima de tudo, uma expressão de sua visão vanguardista. Com estilo moderno, essas criações são verdadeiras obras de arte que podem ser inseridas num contexto decorativo. 

Rico em elementos industriais e caracterizado pela busca do funcionalismo absoluto, o mobiliário de Palluco fez história valendo-se da economia de recursos em detrimento da estética ou do conforto. 

Suas criações, que nasceram futuristas, estão profundamente enraizadas na ideologia dos anos 80 e na ideia de ruptura dos padrões estabelecidos, integrando um design com uma mensagem forte, associado a muitas referências do vocabulário da guerra.

Como Tankette (1987), que evoca um tanque, a poltrona Barba por Argento (1986), que lembra uma metralhadora ou ainda o cabideiro Bocca da Fuocco (1987), espécie de cânone em explosão completa. A exposição Luck and Sex. That’s all fica em cartaz de 3 a 20 de março, no 22, passage Dauphine, Paris.

EDIÇÃO DE TEXTO – Marilane Borges

IMAGEM – Cortesia de Paolo Pallucco & Mireille Rivier, Paul Bourdet © Studio Shapiro © Todos os direitos reservados

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®