Projeto 213A
Tudo começou em uma casa com o número 213A em Londres, onde os quatro fundadores do Projeto 213A viveram juntos e passaram de colegas de apartamento a amigos para, finalmente, a casa de design que conhecemos atualmente.
Desde sua criação em 2021, o estúdio aumentou sua coleção de móveis atemporais, compartilhando com o público uma estética harmoniosa e um propósito de criação e desenvolvimento sustentáveis.
Com seu próximo show na versão deste ano de Alcova, o estúdio está embarcando em um novo capítulo de sua jornada, apresentando uma coleção de objetos de design existentes e novos em um espaço que eles desejam promover com seu DNA de design – onde a sustentabilidade e o artesanato dialogam com o transcultural e interdisciplinar.
Ideia de quatro amigos, o Projeto 213A, é o resultado de inúmeras reuniões de Zoom durante o Covid, uma época em que cada fundador se conectava de sua respectiva casa – Londres, Milão, Paris e Porto – passando tempo e criando o conceito da casa de design.
“Estávamos quase todos os dias no Zoom para conversar um com o outro, analisar propostas para redecorar nossas casas e, eventualmente, fazer um brainstorm de ideias de itens que gostaríamos de possuir”, descrevem os fundadores.
Desde o início, os artistas alimentaram um diálogo intercultural que permitiu explorar suas respectivas forças e criatividade. “[E] nossas criações e designs se beneficiam da variedade de ideias que trazemos para a mesa porque cada um de nós tem um olhar diferente”, enfatizam.
O que ficou cristalizado desde os primeiros dias dessa colaboração foi um respeito mútuo pelos artesãos e uma paixão pela produção sustentável, que representam os valores-chave do Projeto 213A que os guiam em todo o processo criativo.
“Nossa principal missão é criar peças que possam sobreviver às tendências, mas também tenham um toque inesperado. No ano passado, colocamos mais ênfase no artesanato que envolve a fabricação de nossos produtos e nos aprofundamos na criação de itens artesanais”, explicam os criativos.
As peças finais mesclam perfeitamente uma linguagem visual atemporal por meio de formas orgânicas e simultaneamente simétricas com o que chamam de “um twist inesperado”, conferindo a cada objeto um toque lúdico quase humorístico – parte do DNA de design do Projeto 213A.
O exemplo mais literal disso é o “Foot Stool”, onde um dos pés do banquinho é esculpido para ser um pé, com unhas e tudo.
Durante a Salone del Mobile Milano, de 18 a 23 de abril, a casa de design está realizando novos objetos que, juntamente com seus trabalhos existentes, habitarão seu espaço, Sala V2 (Edifício La Viletta), para criar uma sensação de conforto, incentivando visitantes interagir com os objetos e acionar sua imaginação.
“Queremos que os visitantes se movimentem livremente numa exposição convidativa, permitindo que as pessoas interjam com os objetos e não apenas naveguem pelo espaço”, destacam os designers.
Como marco para o Projeto 213A, o estúdio experimentou cerâmica artesanal e colaborou com artesãos locais em Portugal para realizar sua linha de luminárias de mesa; uma perspectiva completamente nova para o estúdio que avi ser lançada na abertura do show.
“Esta será uma nova categoria de produtos para nós e com a qual estamos realmente entusiasmados. O aspecto artesanal de trabalhar com os artistas foi uma grande parte da criação dessas peças”, explica a casa de design.
A exposição do Projeto 213A em Alcova representa um novo e ambicioso capítulo para a casa de design e abre um vislumbre do seu futuro, pois eles querem assumir mais projetos em maior escala. “No ano passado, realmente gostamos de colaborar com designers de interiores e gostaríamos de impulsionar [tais] projetos”, apontam os criativos.
O grupo tem a missão de levar seu DNA de design a um público mais amplo e comercial, sem comprometer a produção artesanal e sustentável. É seguro dizer que a jornada de design do Projeto 213A, que começou em seu apartamento compartilhado em Londres e agora está viajando para Milão, é algo a ser admirado…
Reportagem Especial Correspondance Magazine®
IMAGEM – Cortesia do Projeto 213A © Todos os direitos reservados
Você precisa fazer login para comentar.