Retiro doméstico

7 de outubro de 2022

Edward Limantoro, da TEMAarchitects, projetou sua casa como um retiro isolado repleto de vegetação exuberante. Aqui ele compartilha mais sobre sua abordagem

O que você definiu para si mesmo quando começou a projetar sua própria casa?

– Somos dois introvertidos e caseiros que passam a maior parte do tempo em casa. Também administramos nosso escritório em casa, por isso passamos a maior parte do tempo aqui.

Nosso briefing e o objetivo para a casa eram bem básicos. Queríamos uma casa isolada com vegetação exuberante no pátio como o coração da casa e um espaço compacto e que atendesse às nossas necessidades. Como o terreno fica em um bairro denso e sem vista, tentamos criar nosso próprio oásis dentro da casa. O resfriamento passivo e a iluminação natural também foram elementos-chave que queríamos incorporar no design.

O que há de único no edifício e na localização?

– A casa de dois andares está em um bairro denso e desenvolvido. Para bloquear a movimentada rua em frente à casa, tentamos orientar as aberturas para o pátio interno. Em seguida, deixamos uma porta principal de um metro de largura na lateral da casa, que fica aberta durante todo o dia para deixar o ar fluir pela casa.

Como você abordou o projeto? 

– Queríamos projetar uma casa bastante compacta, mas espaçosa. Como passamos a maior parte do nosso tempo aqui, queríamos criar um ambiente calmo e espaços que possam ser apreciados ao longo do dia. Também queremos viver de perto com a natureza, mesmo em um ambiente urbano.

Quais referências de design você tentou incorporar ao espaço?

– As grandes aberturas para o pátio principal permitem que a luz penetre nos espaços de convivência e resfrie passivamente a casa ao longo do dia. Há um jogo de sombras das árvores e da persiana de madeira na clarabóia acima das escadas, e cria diferentes humores ao longo do dia e dependendo da época do ano.

Conte-nos um pouco sobre as escolhas de materiais para o espaço.

– Os materiais selecionados para os elementos arquitetônicos são em sua maioria nus e naturais, como concreto aparente, blocos de cimento, madeira e seixos. Nós os escolhemos para se misturar com o verde da paisagem, e também porque são de baixa manutenção e duram muito tempo.

Você tem um elemento favorito ou detalhe de design na arquitetura ou interiores?

– Adoramos o mezanino e os tetos altos nos quartos do andar superior nos permitindo ter espaço adicional e uma área de armazenamento. Adoramos ver nossa casa crescer dentro de seu espaço limitado e cada cômodo foi projetado para nos dar a liberdade de transformá-lo de acordo com nossas necessidades.

EDIÇÃO DE TEXTO – Marilane Borges

Reportagem Especial Correspondance Magazine®

IMAGEM – Cortesia TEMAarchitecs © Tristan Salim © Todos os direitos reservados

Você também pode gostar...