Talento recompensado

22 de dezembro de 2021

Criado em setembro de 2021 por iniciativa de Serge Toubiana, presidente da UniFrance, em homenagem à romancista e colecionadora Emmanuèle Bernheim, que foi sua companheira, o Fonds de Dotation Vendredi Soir premiará anualmente três romancistas e três artistas plásticos ou fotógrafos.

Anton Hirschfeld desenvolveu uma prática intimamente ligada à escrita. O artista cobre sua folha com uma lista de nomes – amigos, familiares, convidados, playlists – e depois a usa como moldura para sua pintura.

Théo Mercier foi indicado por sua obra multifacetada, cujas questões estão na encruzilhada da antropologia, geopolítica e turismo.

Sylvie Sauvageon foi escolhida por seus desenhos a lápis retratando meticulosamente objetos de sua comitiva, em uma busca quase obsessiva em listar a realidade e esclarecer sua relação com ela.

O Audain Prize, um dos principais prêmios de arte do Canadá, foi concedido ao artista James Hart (7idansuu), o chefe hereditário do Eagle Clan of the Haida Nation, que vive entre Vancouver e Haida Gwai, na costa noroeste da Colúmbia Britânica.

Em virtude de seu pai europeu, Hart evitou o sistema escolar residencial indiano do Canadá, onde 150.000 crianças indígenas foram tiradas de suas famílias e forçadas a frequentar instituições repletas de abusos e o que foi chamado de “genocídio cultural”.

Em vez disso, ele encontrou sua vocação no ensino médio e aprendeu primeiro com Robert Davidson em 1978 e depois trabalhou como assistente de Bill Reid de 1980 a 1984, quando sua doença de Parkinson o impediu de esculpir.

O Heinz Awards recompensou dois talentos, a artista ativista de Los Angeles Tanya Aguiñiga, nascida e criada perto da fronteira EUA-México em Tijuana, mistura escultura, performance e artesanato em sua prática, criando obras que despertam o diálogo sobre imigração e a crise fronteiriça em curso.

Para a performance de 2020 Metabolising the Border, o artista projetou um corpo que incorporou restos do muro da fronteira e depois percorreu o comprimento do muro por mais de uma hora.

O artista conceitual Sanford Biggers, baseado em Nova York, trabalha em várias mídias, criando obras enraizadas em referências mitológicas e espirituais. Suas obras estão frequentemente ligadas a temas relacionados à diáspora negra.

Em sua retrospectiva no Bronx Museum of the Arts no ano passado, o artista apresentou uma série de pinturas escultóricas que amalgamaram colchas antigas, referenciando as colchas que foram usadas como placas de sinalização ao longo da Underground Railroad para ajudar os escravizados a fugir para estados livres.  

A arquiteta de Bangladesh Marina Tabassum foi premiada com a Soane  Medal 2021. Fundadora e arquiteta principal da Marina Tabassum Architects (MTA), ela descreve sua abordagem centrada no ser humano e orientada para a sustentabilidade como “a arquitetura da relevância”.

Uma de suas obras mais conhecidas é a Mesquita Bait Ur Rouf, que apresenta alvenaria perfurada para que o sol e o ar possam chegar ao seu salão de orações, e que rendeu a Tabassum o Prêmio Aga Khan de Arquitetura em 2016.

Os projetos recentes de Tabassum a viram trabalhando em campos de refugiados rohingyas em Cox’s Bazar e projetando kits habitacionais móveis e modulares Khudi Bari (“Casa Minúscula”) de baixo custo para famílias afetadas por enchentes na região do delta do Ganges.

Belinda Kazeem-Kamiński ganhou o Camera Austria Award for Contemporary Photography, concedido bienalmente pela cidade de Graz. O trabalho fotográfico do artista está intimamente ligado à pesquisa e inquietação da história colonial e seu legado.

Belinda Kazeem-Kamiński cria fotografias, mas também colagens, filmes, performances, instalações e escritos narrativos, que perscrutam como as experiências e histórias de indivíduos negros são suprimidas ou marginalizadas.

Sua análise apurada de regimes visuais e epistemologias hegemônicas é baseada em pesquisas realizadas em coleções, museus, arquivos e bibliotecas.

O prêmio bienal do BALTIC foi estabelecido para reconhecer artistas que merecem uma plataforma internacional e oferece um momento de mudança em suas carreiras, cada um recebendo uma exposição no BALTIC Center for Contemporary Art, financiamento para realizar novos trabalhos.

Três artistas internacionais consagrados são convidados a nomear um artista em início de carreira. Para a iteração de 2022, Otobong Nkanga nomeou Ima-Abasi Okon, Mika Rottenberg nomeou Laleh Khorramian e Hito Steyerl nomeou Fernando García-Dory.

O estúdio norueguês Snøhetta trabalhou com os designers belgas Studio Plastique e o fabricante italiano Fornace Brioni para produzir azulejos feitos de vidro a partir de fornos e microondas descartados foram os grandes premiados do Dezeen Awards 2021 na categoria “Design Sustentável”.

Atualmente em fase de protótipo, o projeto Common Sands sugere um novo uso possível para o vidro de produtos eletrônicos usados, um material residual que a equipe do projeto diz que quase nunca é reciclado.

As telhas Common Sands Forite apresentam uma mistura de terrazzo de peças de vidro, com cores incluindo verde, ouro e preto manchado em lajes translúcidas.

Reportagem Especial Correspondance Magazine®

IMAGEM – Cortesia Théo Mercier, installation view from “Outremonde”, solo show at Collection Lambert, Avignon, 2021. © Erwan Fichou. © James Hart, The Dance Screen (The Scream Too), 2010-2013 © Bob Frid. Sanford Biggers, “Reconstruction”, 2019, antique quilt, birch plywood, gold leaf. From “Sanford Biggers: Codeswitch” at The Bronx Museum of the Arts, September 9, 2020 – April 4, 2021. Courtesy of Sanford Biggers and Monique Meloche Gallery, Chicago; RCH Photogragraphy. Bait ur Rouf Jame Mosque, Faidabad, Uttara, Dhaka, architect Marina Tabassum. © Sandro Di Carlo Darsa. Belinda Kazeem-Kamiński, from the exhibition “This World Is White No Longer. Views of a Decentered World”, Museum der Moderne Salzburg, Rupertinum. Installation view from solo exhibition “Laleh Khorramian: Unearth” at September Gallery, Hudson, New York, 2019. Courtesy of the artist. © Pete Mauney. Common Sands – Forite tiles by Studio Plastique, Snøhetta and Fornace Brioni. Todos os direitos reservados.

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®