Pavilhão Verde
Como parte dos eventos especiais aprsentados durante Paris+ Art Basel no Jardin des Tuileries, a arquiteta francesa Odile Decq criou um Pavilhão Verde, que fica em cartaz até 05 de novembro. O projeto, encomendado pela Galerie Philippe Gravier, tinha como objetivo criar uma obra de arte que não apenas oferecesse uma estética icônica, mas também a funcionalidade de uma estufa, para a qual será usada.
Desde o Renascimento as estufas nutrem as espécies mais delicadas e raras de plantas e nesses espaços várias coleções de plantas foram estabelecidas por jardineiros.
Com frutas e legumes capazes de ir da raiz à mesa sob o mesmo teto, não surpreende que requintados laranjais, como o de Versalhes, logo tenham ampliado sua funcionalidade, com muitos optando por usar o espaço para receber uma infinidade de festividades.
O “Pavilhão Verde” encapsula assim as duas funções primárias de uma estufa; o protetor de plantas que requer condições distintas para crescer; e um anfitrião para festividades – incorporado por uma mesa no centro do espaço, sobre a qual as coletas podem ser exibidas e apreciadas.
Durante o dia, o vidro do qual é feita a estufa permite que os espectadores apreciem as plantas que ela nutre. À noite, e com algumas velas colocadas dentro, os transeuntes podem comparar o espaço a uma lanterna. O Pavilhão Verde está em cartaz até o dia 5 de novembro e está disponível para compra após a exposição.
Você precisa fazer login para comentar.