Arquitetura pragmática

22 de dezembro de 2022

O arquiteto britânico Peter Barber ganhou a Soane Medal 2022. Como um dos arquitetos mais aclamados da Grã-Bretanha e fundador da Peter Barber Architects, a prática de Peter Barber se concentra em habitação social e planejamento urbano.

Ele tem sido amplamente celebrado por sua abordagem inventiva de design, oferecendo habitações inovadoras de alta qualidade e acessíveis. Barber também desenvolveu uma série de projetos especulativos que respondem a questões como a crise imobiliária e a revitalização de áreas desindustrializadas.

“The Red House”, uma nova casa familiar contemporânea nas colinas da zona rural de Dorset, projetada por David Kohn Architects, foi nomeada RIBA House of the Year 2022, concedida anualmente à melhor casa projetada por arquitetos no Reino Unido.

Inspirada no movimento Arts and Crafts, reinterpretando o estilo de forma intencionalmente provocativa, a excentricidade lúdica da casa, incluindo beirais de grandes dimensões, alvenaria vermelha estampada e detalhes contrastantes em verde ousado, salta à vista – mas isso é consistentemente sustentado por excelente artesanato e atenção aos detalhes.

O “Quay Quarter Tower” em Sydney, Austrália, pela 3XN Architects, com sede na Dinamarca, projetado como uma vila vertical para criar um senso de comunidade, foi premiado com o World Building of the Year 2022.

Um projeto de renovação radical de uma típica torre retangular de escritórios, a forma mantida as colunas e vigas originais, adotando uma aparência transformadora com a inclusão de uma série de cinco blocos de deslocamento empilhados, dando-lhe uma aparência não convencional.

Localizada perto da Opera House em Sydney, a torre de 206m de altura é um excelente exemplo de reutilização adaptativa, em linha com o compromisso do WAF de combater as mudanças climáticas por meio da arquitetura.

A arquiteta de Chicago, Carol Ross Barney, recebeu a Medalha de Ouro de 2023 do American Institute of Architecture por suas realizações como designer e educadora. Educada na Universidade de Illinois em Urbana Champaign, Barney ingressou no Peace Corps, onde ajudou a construir o Costa Rica National Park Service antes de retornar a Chicago em 1981 para fundar seu estúdio – Ross Barney Architects.

Uma das primeiras grandes comissões incluiu o redesenho do Edifício Federal de Oklahoma City após o atentado mortal de Oklahoma City em 1995, criando um edifício em forma de U que indicava “esperança diante de uma tragédia esmagadora”. Barney também é conhecida por seu extenso trabalho de rejuvenescimento da orla do rio Chicago.

Lesia Topolnyk é a vencedora do Prix de Rome 2022, com uma entrada inspirada no local dos destroços do voo MH17, em resposta ao tema ‘Healing Sites’. Com seu projeto No Innocent Landscape, Topolnyk mostra como a paisagem que forma o pano de fundo para tal evento representa uma interação complicada de histórias globais e locais.

Hrabove não é apenas o local do ataque ao MH17, mas também de atividades de mineração ilegais que impactam negativamente a natureza e o meio ambiente da região. Topolnyk usa técnicas narrativas e de construção para desconstruir essa relação. Ela argumenta que o processamento e a reconstrução do trauma em tal lugar só podem ocorrer após essa desconstrução, e que a arquitetura pode mediar isso.

Reportagem Especial Correspondance Magazine®

IMAGEM – Cortesia dos arquitetos © 3XN A/S, Quay Quarter Tower, Sydney, Australia, completed 2022 © David Kohn Architects, Red House, Dorset, United Kingdom, completed 2020 © Will Pryce © Ross Barney Architects, Oklahoma City Federal Building, Oklahoma City, Oklahoma, completed 2005 © Steve Hall, Hedrich Blessing Photographers © Lesia Topolnyk, No Innocent Landscape, Prix de Rome Architecture 2022 © Peter Barber Architects, McGrath Road, Stratford, east London © Morley von Sternberg © Todos os direitos reservados

Você também pode gostar...