Arte em Avignon

6 de abril de 2022

A Colletion Lambert recebe uma versão completamente redesenhada do festival no outono de 2022, agora ocupando um lugar importante em sua organização, ao lado da Villa Medici, da Casa de Velázquez e da Villa Kujoyama.

Para esta nova edição, concebida como uma bienal apresentando trabalhos de residentes das duas últimas temporadas, a curadoria está a cargo de um duo de curadores formado por Stéphane Ibars, vice-diretor artístico da Collection Lambert, e Victorine Grataloup, vencedora da primeira residência curatorial. criado para este fim pelos organizadores do projeto.

¡ MORADIA AO VIVO! Festival de residência artística em conjunto com Casa de Velasquez, Villa Kujoyama, Villa Medici, acontece de 12 de novembro de 2022 – 29 de janeiro de 2023.

Convidado a ocupar todas as salas do térreo do Hôtel de Montfaucon, o artista Georges Tony Stoll inventa um mundo híbrido em O destino do Minotauro, onde fotografias, desenhos, esculturas, pinturas sobre tela ou lã, obras sonoras e vídeos, constituem tantos elementos sensíveis necessários para a implantação de este “território de abstração”. O expectador se encontra ao seu lado, como aventureiros livres de uma experiência compartilhada. Em cartaz até 6 de junho de 2022

De 25 de junho a 9 de outubro de 2022, o pioneiro da arte minimalista na década de 1960, Dan Flavin colaborou com Yvon Lambert em 1974 e produziu uma exposição na galeria deste último, participando do programa inovador e ambicioso iniciado pelo galerista em 1967.

É através das obras que dedicou aos colegas artistas engajados com ele nas revoluções estéticas dos anos 1960, ou ainda em referência aos artistas que o precederam e a quem prestou homenagem, que essa exposição dedicada a Dan Flavin foi pensada.

Se referindo em seus títulos a Constantin Brancusi, Henri Matisse, Vladimir Tatline, Barnett Newman, Cy Twombly, Sol LeWitt ou Donald Judd – artistas por quem Yvon Lambert também demonstra um carinho particular – constituem sobretudo tantas epifanias que estabelecer, aqui e agora, a possibilidade de ter uma experiência sensorial da arte e dos lugares que acolhem a sua manifestação seria reduzir a experiência histórico-artstica.

Desde meados da década de 1980, Ann Veronica Janssens desenvolve um trabalho experimental em que a luz constitui a própria essência – o sujeito – de uma situação sensível onde a experiência visual e sensorial dos espaços que ela afeta é continuamente interrompida.

Durante essa exposição dedicada a Dan Flavin, Ann Veronica Janssens criará no primeiro andar do Hôtel Montfaucon, em Avignon, uma exposição na forma de uma instalação onde se desenrola outra história da relação com a luz e a arquitetura dos espaços.

Percorrendo ao lado dele, uma verdadeira extensão e deslocamento da pesquisa iniciada pelo artista americano na década de 1960. Em exibição de 25 de junho a 9 de outubro de 2022.

“Bem-vindo ao deserto do real” trata da ‘verdade’ diluída, desviada, falsificada, disfarçada, que parece hoje ser encarada apenas através de uma série de representações fictícias que esperam a adesão das diferentes multidões a que se dirigem. Muitos artistas do início do século colocaram em perspectiva a tensão entre o real, sua representação espetacular ou distorcida e sua transposição em eventos imaginários… Com obras da Colletion Lambert em exposição até 4 de setembro de 2022.

Apartir de 24 de setembro de 2022 até 8 de janeiro de 2023, ganha vida o novo projeto colaborativo para apresentar o fundo permanente, em co-produção com o festival C’est pas du luxe e seus organizadores Fondation Abbé Pierre, Emmaüs France, La Garance – Scène nationale de Cavaillon, Le Village, moradores dos vários lugares de recepção da rede, e Mohamed El Khatib – artista convidado.

Reportagem Especial Correspondance Magazine®

IMAGEM – Cortesia da Collection Lambert e dos artistas © Georges Tony Stoll – Paris Abyss 214, 2018 Georges Tony Stoll – Sans titre (Je suis là) – 1997 © Galerie Poggi, Paris © Galerie Poggi, Paris © Dan Flavin, sem título (por Barnett Newman) quatro, 1971, cortesia de David Zwirner © 2021 Stephen Flavin / ADAGP, Paris © Ann Veronica Janssens, Sunset B CL2E354 CL2 (detalhe), 2020, Cortesia Esther Schipper © Andréa Rossetti © Vista da exposição, obras de Cédric Le Corf ¡ Viva Villa! 2019 © Coleção Lambert © Salla Tykkä, Trilogia (detalhe), 1999 © Salla Tykkä © Haim Steinbach, Sem título, 1990 © Haim Steinbach © Todos os direitos reservados

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®