Cerâmica nórdica

8 de janeiro de 2022

“O material e a forma como ele me atrai são o ponto de partida para minhas criações. Aspiro a mostrar minha própria linguagem singular de uma forma que não abafe a voz do material. O que importa para mim é uma colaboração natural com este,” afirma Matias Karsikas.

Os materiais e suas características fascinam Karsikas, que gosta de combinar vários em um único trabalho para criar diferentes texturas e sensações.

Segundo o designer, a cerâmica tem várias faces dependendo de como foi moldada ou queimada. Nos últimos anos, ele dedicou sua pesquisa principalmente a doenças cujo caráter líquido lhe interessa particularmente.

Através de suas criações, ele deseja transmitir o caráter misterioso e mágico da cerâmica. De acordo com o júri do Young Designer of the Year, Matias Karsikas tem uma linguagem comovente, mas poderosa, que se destaca em todas as suas peças.

Em suas obras, materiais como cerâmica, vidro e madeira se unem para dar vida a figuras singulares e escultóricas. A madeira usada em suas criações foi frequentemente encontrada na natureza e manteve sua forma selvagem.

As técnicas praticadas pelo ceramista exigem certa lentidão e geralmente são desenvolvidas pelo próprio artista. O resultado obtido não necessariamente se parece com cerâmica. Suas obras inventivas e surpreendentes contêm muitas camadas e interpretações.

A sua identidade é forte e trabalha de uma forma única. Apesar da pouca idade, Matias Karsikas era muito produtivo e trabalhava com maestria.

Para se tornar um designer, não basta ser talentoso, é preciso sujar as mãos. Esta abordagem determinada é visível na obra de Matias Karsikas.

Matias Karsikas (nascido em 1989) vive e trabalha em Helsinque. Ele foi educado no Departamento de Cerâmica e Vidro da Universidade de Aalto e participou de várias exposições nos países nórdicos e recentemente esteve hospedado em residência no Japão e na China.

Reportagem Especial Correspondance Magazine®

IMAGEM – Cortesia do designer com retrato clicado por © Paavo Lehtonen e fotografias por © Aurélien Mole, Raanu, 2021 © Todos os direitos reservados

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®