“Contemporary Cluster”

25 de setembro de 2021

Diferentes ideias de paisagens artístico-culturais colidem nesse projeto da Contemporary Cluster. Em um mundo onde tudo já foi refeito ou precisa ser refeito, aqui os artistas vão plantar as sementes de uma outra ideia de realidade, retrabalhada de forma híbrida que atravessa a concepção múltipla de espaço, espécie e gênero. Aqui, nesse palácio romano, a arte apela para a ficção da mesma forma que a ficção científica apela para a ciência. Nesse espaço dedicado especialmente à interdisciplinaridade e à polinização entre arte, arquitetura, fotografia, design, artes visuais, design de som, design de moda e muito mais.

Instalado em sua nova sede no Palazzo Brancaccio, um palácio nobre construído no final do século XIX e imerso na vegetação do bairro Esquilino, uma área de Roma que vive um momento de renascimento após longos anos de decadência, Contemporary Cluster pretende fazer barulho com suas propostas artístico-culturais onde as fronteiras são abolidas e as relações criativas são reinterpretadas. O projeto é liderado por Giacomo Guidi, diretor artístico e curador de arte contemporânea, e por Giorgia Cerulli, arquiteta e curadora do setor de design histórico e artes aplicadas, o Contemporary Cluster dará vida aos espaços do Palazzo Brancaccio, ao lado do Spazio Field de Andrea Azzarone, para trazer a cidade um novo centro cultural multidisciplinar, que os cidadãos poderão reapropriar-se e vivenciar no dia a dia.

“Sentimos a necessidade profunda de expandir o Contemporary Cluster desenvolvendo com maior profundidade as peculiaridades que o caracterizam desde o seu início. Este novo projeto será a personificação de uma inteligência coletiva, baseada na cooperação de uma comunidade de pessoas capazes de se comunicarem através da superação dos limites da cognição individual” dizem Giorgia Cerulli e Giacomo Guidi, fundadores da Contemporary Cluster. Pólo criativo dividido em diferentes setores, em que cada disciplina encontrará o espaço narrativo certo: no térreo batizado “Tube”, um longo corredor de 130 metros quadrados, dedicado a obras multimídia e glitch art, acompanha os visitantes em seus movimentos em direção à entrada do espaço denominado “Africano”. A mostra “Archivio Contemporaneo” com curadoria de Visioni Parallele, hospedada no “Tube” antecipa o lançamento da revista homônima que nasceu das pesquisas que o estúdio multidisciplinar vem realizando desde o ano passado, onde mais de setenta artistas refletem sobre o conceito de arquivo em um caminho narrativo híbrido e alternativo.

“Africano” – assim designado porque já foi o arquivo de artefatos históricos africanos do Museu Nacional de Arte Oriental – com seus 400 metros quadrados e quatro salas dedicadas a jovens artistas com curadoria de Giacomo Guidi, foi inaugurado por “Semina”, uma Exposição da designer Sara Ricciardi apresentando 38 vasos esculturais de grande porte inspirados em representações científicas de ampliações de sementes e no conceito de nascimento, elaboradas pelo diretor artístico da Ceramiche Rometti, Jean-Christophe Clair, na sede histórica da empresa.

Sara Ricciardi reinterpreta o renascimento humano de uma forma única e original através da antiga prática da semeadura. Para a designer, chorar é sinônimo de plantar. As duas ações, unidas por uma raiz etimológica comum e extremamente simbólica (em língua italiana), se perseguem e se unem continuamente no destino humano, participando de um necessário processo formativo do qual é impossível escapar. Na área de exposições é animado por uma paisagem repleta de cerâmica e composições florais criadas pelo designer floral romano de origem americana, Dylan Tripp. O espaço “Africano” também hospeda permanentemente os blends de Faro – Coffee Specialty, uma das melhores torrefadoras da Itália, além das revistas e livros independentes e colecionáveis ​​selecionados pela Frab’s – um portal de publicação e loja online.

Parte do sexto andar do Palazzo Brancaccio receberá o “Apartamento”. Projetado e montado pela arquiteta Giorgia Cerulli, o “Apartamento” investiga a dimensão moderna da vida através do diálogo entre o design histórico e as principais marcas e designers contemporâneos, incluindo A&B Living, Ceramiche Rometti, Diaphan Studio, Di.loer Ceramics, Draga & Aurel, Forma & Cemento, GI STUDIO, Medulum, Mentemano, Mobili nella Valle, Moon é a televisão mais antiga, Nortstudio, Ocra Studio, Paradiso Terrestre, Oscar Piccolo, Poltronova, Rampinelli Edizioni, Studio Nucleo, SUPAFORM, Tellurico, Testatonda e Tipstudio. O “Apartamento” acolhe a exposição “Tout Brûle” de Luca Casillo (Di.loer Ceramics), um talento criativo e artista de origem napolitana radicado em Paris com formação em design de moda (Balmain, Giambattista Valli).

Por último, Contemporary Cluster administrará a programação artística 2021/2022 dentro do Spazio Field, no andar nobre do Palazzo, com palestras, workshops, apresentações e lançamentos de livros e revistas, além de um novo lounge com restaurante de alto padrão. Três novas exposições estão em cartaz: “Talismano” do pintor Alessandro Sarra com curadoria de Claudio Libero Pisano, “Stuck” uma exposição fotográfica de “Cloro” e a de design contemporâneo de Supaform de Maxim Scherbakov.

Além disso, na Sala delle Cariatidi, o designer Luca De Bona e o fotógrafo Massimiliano Tuveri apresenta “Belvedere”, uma coleção de móveis com foto do autor impressa em madeira e inspirada no vedutismo do século XIX, enquanto Paulina Bebecka (Diretora da PostmastersRoma) fará a curadoria da série de exposições “The Worlds Within”. Contemporary Cluster com mais de 6.000 metros quadrados, distribuídos em vários níveis, e a peculiar densidade museológica do Palazzo Brancaccio, ampliará sua atuação no campo da arte contemporânea, dedicando maior atenção à pesquisa e incrementando o planejamento artístico.

Reportagem Especial Correspondance Magazine®

IMAGEM – Cortesia do Contemporary Cluster e dos fotógrafos Paolo Abate e Serena Eller ©Todos os direitos reservados

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®