Cromática
No exclusivo bairro Parioli, em Roma, o STUDIOTAMAT formado por Tommaso Amato, Matteo Soddu e Valentina Paiola, transformou um apartamento de 160 metros quadrados, localizado no último andar de um edifício dos anos 30 com vista para a Villa Ada, em um grande espaço de convívio, inundado de luz natural e aberto para o exterior graças para um grande terraço com jardim de 100 metros quadrados.
O apartamento, desenvolvido em forma de C com a frente longitudinal em contato direto com o espaço exterior, tinha originalmente uma repartição dividida, com vários compartimentos pequenos distribuídas por um longo corredor.
“De acordo com os proprietários, que queriam uma casa para viver em todas as estações, com espaços abertos e flexíveis para desfrutar sem interrupções, demolimos tudo o que era possível, reconstruímos apenas o indispensável” – diz Matteo Soddu, co-fundador da o estúdio.
O resultado é um ambiente fluido, dando vida a um esquema de distribuição contemporâneo que deixa amplo espaço para soluções originais para modular o grau de privacidade e ampliar as possibilidades de uso dos diferentes ambientes, desde cortinas suaves até painéis deslizantes especialmente projetados.
O projeto é pautado pela permeabilidade visual entre os ambientes, pela relação direta entre interiores e exteriores e pelo uso arrojado da cor que inspirou o nome “Cromatica”, com o qual os arquitetos batizaram o projeto.
Junto à entrada, o quarto principal com casa de banho privativa dividida em vários espaços, caracteriza-se por tons neutros nas paredes (Feminique e Castoro de Wilson e Morris), e móveis simples e lineares, que transmitem serenidade e promovem o relaxamento.
Na parte de trás da Chemise Bed de Piero Lissoni para Living Divani, ergue-se uma parede de majólica esbranquiçada projetada por Chiara Andreatti para Bottega Nove, enquanto as luzes suspensas das Malvinas de Bruno Munari para Artemide descem nas laterais.
O guarda-roupa de carvalho de altura total é feito sob medida e quebra o design hexagonal do piso de terracota, que é usado em todo o apartamento. A conformação incomum em terra oxidada dá-lhe uma aparência viva e rica em nuances.
O quarto de hóspedes possui uma alcova azul brilhante (Edo Blue by Emente) e é decorado com a luminária de mesa Monaca de Gae Aulenti para Guzzini e a colcha estampada L’Opificio da Bludiprussia, camuflada atrás de cortinas suaves cor de ameixa que combinam com a cor da as paredes circundantes. Todas as persianas foram abolidas para maximizar a luz natural.
O acesso privilegiado a um canto do terraço revela um confortável sofá de tijolos forrado com almofadas que convida quem nele relaxa a desfrutar da sombra dos pinheiros. A área de dormir pode ser sombreada graças a dois painéis deslizantes de altura total cobertos com papel de parede Sisal da Nobilis.
Uma arejada galeria com cerca de 8 metros de comprimento comunica diretamente com o exterior através de duas grandes janelas de sacada, e foi concebida como uma estufa interior que abriga várias espécies de plantas – refletindo uma das grandes paixões do proprietário.
Na lateral, corre um móvel sob medida com o verso revestido em papel de parede Arcipelago da Nobilis com desenho de cana de bambu. As luminárias de parede “Tempo da Vibia” definem o ritmo do espaço e fornecem iluminação difusa.
Uma porta embutida esconde o banheiro de serviço, coberto com losangos de terracota feitos à mão em corpo branco, alternando com diferentes tipos de mármore, como Verde Guatemala, Castanho Emperador e o travertino vermelho, amarelo e nogueira do Palazzo Morelli.
Ao fundo da galeria, que funciona como proscênio, abre-se o grande cenário teatral da sala de estar. A sua cor vermelha brilhante (Red Wood by Wilson and Morris), faz vibrar todo o espaço.
A mudança de pavimento define as diferentes áreas da sala: o parquet de nogueira realça a faixa central mais convivial, dominada pela lareira totalmente revestida a zellige no mesmo tom da parede, à frente da qual encontramos um confortável sofá Dumas by Living Divani, a poltrona Gala de Franco Albini para Bonacina e a mesa de centro Refolo de Charlotte Perriand para Cassina.
Logo depois está a área de jantar, com a mesa redonda Notes da Living Divani e as cadeiras Superleggera da Gio Ponti para a Cassina. Ao fundo, a grande porta de correr de vidro Sherazade, de Piero Lissoni para a Glas Italia, leva à espaçosa cozinha, caracterizada por uma ilha central de aço e um fogão linear com unidades de parede em vidro opala. Uma porta personalizada com vigia e abertura para salão dá acesso à área de serviço e entrada secundária.
Na lateral, a sala com sua parede equipada De Padova, abriga uma área mais privada, identificada por seu piso de terracota, que abriga o escritório do proprietário. Mobiliado com a escrivaninha Bambi de Nendo e a poltrona Juli de Werner Aisslinger, ambos para Cappellini, dá para uma parte mais intimista do terraço, com um banco personalizado de carvalho.
No lado oposto da sala, um refeitório de lariço espanhol do século XVIII encimado por uma pintura representando as famosas naturezas-mortas com melancias de Guttuso, serve de prelúdio para o terraço externo.
A cor âmbar das paredes e o piso de terracota da Úmbria de Fedeli são iluminados pelos dióscuros de Artemide que conferem ao terraço uma atmosfera metafísica, em contraste com os interiores, onde a mistura de cores traz um impulso altamente energético aos quartos.
Um espaço exterior que se torna a extensão natural da sala de estar, com curadoria em colaboração com o jardineiro Antonio Basso (cujos últimos trabalhos incluem as lojas Fendi e Etro), que misturou diferentes espécies de vegetação para criar um ambiente elegante e inusitado, com uma mistura de medronheiros, aroeiras e zimbros, tendo como pano de fundo os pinheiros do condomínio.
O espaço está dividido em várias áreas, desde uma dedicada ao relaxamento até à outra que abriga uma grande mesa de refeições, coberta por uma estrutura de ferro “banheira” e canas de bambu desenhadas à medida. Todos os móveis são da Magis, como as cadeiras e mesa da série Officina dos irmãos Bouroullec e as poltronas Milà desenhadas por Jaime Hayòn.
O STUDIOTAMAT oferece uma elegante renovação colorida, onde soluções inusitadas e extremamente funcionais se misturam com escolhas de cores arrojadas e um olhar sempre atento à interação entre espaço e luz. Um oásis colorido para uma pausa alegre da cidade.
Reportagem Especial Correspondance Magazine®
IMAGEM – Cortesia do STUDIOTAMAT © Serena Eller Vainicher
Você precisa fazer login para comentar.