Festejando 30 anos de projetos

8 de janeiro de 2021

Nicolas sempre teve uma grande admiração pelo universo de Yves St-Laurent e Marc por Coco Chanel e sua criatividade. Esses dois talentos reunidos formam o Studio MHNA, que leva a assinatura de Marc Hertrich e Nicolas Adnet. Neste ano os designers de interiores festejam os 30 anos de criação do estúdio com o lançamento de uma publicação que pontua todos os projetos com os quais a dupla esteve envolvida nas últimas três décadas. A publicação concentra o essencial da arquitetura de interiores do Studio MHNA, revelando as diferentes facetas criativas dessa profissão que conjuga a emoção à arte da paciência, da busca pela harmonia à noção de equilíbrio. Com textos de Laure Verchère e prefácio de Martine de Rabaudy, essa monografia, lançada pelas edições Fonds de France, intitulada “Studio MHNA – Design de interiores” foi o assunto evocado durante esta entrevista exclusiva de Correspondance Magazine® com a dupla criativa, que tem projetos espalhados pela Europa e em outros continentes.

Conte-nos a história de sua carreira ao longo desses 30 anos de criação

– São 30 anos de encontros fabulosos, começando com a família Arlmleder, uma grande rede hoteleira na Suíça. Nossos primeiros projetos estão no palácio que eles possuíam em Genebra, assim como uma família de joalheiros muito ligada ao Oriente Médio e, depois muitos clientes particulares entre Paris, Genebra e Marrocos. Além dos grandes encontros também com diferentes grupos hoteleiros, restaurateurs, Chefs, etc. Hoje a clientela é muito diversificada e é esta variedade de projetos que nos fascina.

Como vocês definiriam o estilo do Studio MHNA e como ele foi estabelecido nas últimas três décadas?

– O estilo do Studio MHNA está ligado a essa variedade de clientes vindos de horizontes diversos. Claro que existem os “efeitos de estilo do Studio MHNA” que são específicos, como a nossa forma de usar a cor, que muitos dos nossos clientes reconhecem imediatamente, as inspirações ligadas aos lugares onde o projeto está estabelecido, à história, à tradição, tudo sempre redesenhado de forma contemporânea.

Como vocês começaram a trabalhar juntos, existe uma história por trás disso?

– Há uma história de gostos muito próximos e paixões comuns por objetos e obras de arte muito ecléticos, tanto por antiguidades como por objetos contemporâneos ou de design. Ao mesmo tempo, somos dois personagens complementares, Nicolas veio do mundo da moda e Marc estudou marcenaria.

O que mudou em seus projetos e em suas vidas nesses 30 anos?

– O universo da hotelaria, onde debutamos nossos projetos, mudou totalmente e tornou-se um campo criativo único, muito mais atraente do que muitas outras áreas… o público em geral se inspira nele, inclusive para interiores privados.

Ao entrar nesta indústria criativa, vocês sabiam de antemão que queriam se envolver com design de interiores?

– Para nós, o projeto é um todo: é importante trabalhar tanto na planta dos empreendimentos para que esta seja o mais coerente possível, como nas “caixas”: piso, parede, teto e, para concluir, na própria decoração que inclui todos os revestimentos, passando pela escolha dos móveis até concluirmos todos os detalhes. Além disso, temos uma equipe de 25 colaboradores que se conhecem muito bem e que trabalham conosco diariamente em todos estes projetos. Isso confere confiança e os clientes tem referências consistentes relacionadas ao resultado de nossas propostas. ter uma equipe que não muda todos os dias é essencial no desenvolvimento de projetos muito mais ambiciosos que executaremos sempre juntos.

Houve um momento crucial em que vocês, individualmente, decidiram abraçar esse projeto de designer de interiores?

– Para mim (Marc Hertrich) o momento crucial foi dizer a meu pai que eu não iria assumir sua oficina de marcenaria. Ele me aplaudiu com alegria porque ficou muito feliz que por eu ter escolhido seguir esse caminho da arquitetura de interiores que sempre me atraiu.

Qual o diferencial do Studio MHNA?

– Personalização, elegância, adaptação, luxo, ecletismo, impertinência…

Vocês trabalham no ritmo das tendências ou da intuição?

– Nunca seguimos as tendências e preferimos nos afastarmos sistematicamente delas. Em vez disso, trabalhamos com análise e reflexão, pontuando tudo o que propomos com elementos intuitivos…

Existem personalidades do mundo da decoração, do design ou de algum outro setor que os influenciaram? Como e por quê?

– Jean-Michel Franck, Madelaine Castaing, Starck ou outros criadores muito inventivos nos inspiram por causa de sua imaginação e fantasia incrível. Na arquitetura, citaria Jean Nouvel e algumas de suas realizações, Tadao Ando, ​​Franck Ghery, entre outros.

Vocês tem algum projeto futuro ou algo mais recente que será finalizado em breve?

– Sim, um hotel no coração de Abidjan para a marca Movenpick, projetos de restaurante no Radison Blu 1835 em Cannes, o Maurício C para a rede Constance Hotels que em breve será inaugurado nas Ilhas Maurício.

TEXTO – Marilane Borges

IMAGEM – Cortesia do Studio MHNA 2021 © Francis Amiand © Todos os direitos reservados

 

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®