Hangar Y
Santos Dummond teria amado reviver esse momento festivo da inauguração do Hangar Y, verdadeira joia do patrimônio industrial francês, que reabriu ao público nesse mês de março. Situado nos arredores de Paris e rodeado pela floresta de Meudon, “Hangar Y” se transformou em um complexo cultural, envolvendo arte contemporânea e eventos culturais.
Localizado ao redor da bacia hexagonal de Chalais, o cenário verde oferece um parque decorado com esculturas, um jardim inspirador, projetado em 1659 pelo mais famoso jardineiro francês Le Nôtre, obedecendo a grande perspectiva do antigo castelo e um restaurante gastronômico às margens do grande lago, liderado pelo chef Guillaume Sanchez.
O local é um marco na história da aeronáutica francesa, e foi usado como hangar de dirigíveis, sediando o primeiro vôo em circuito fechado do mundo, nos idos de 1884. Após vários anos em reconstrução, o primeiro hangar de dirigíveis da França, que foi construído em 1878 para a Exposição Universal de Paris, e projetado pelo arquiteto Henri de Dion, foi transferido pela primeira vez para Meudon.
Depois desse evento, sua típica arquitetura industrial do século XIX, caiu no esquecimento, para renascer em 2018, sob o impulso de vários investidores e com apoio do Ministério da Cultura, proprietário do local, e do grupo Culture et Patrimoine.
Foram necessários vinte milhões de euros, investidos na reabilitação do monumento histórico, na valorização dos 10 hectares do parque e na exploração do Hangar Y. Resultado da associação Culture et Patrimoine (designer e operador) com a Art Nova, fundo de impacto voltado para o fomento das indústrias culturais e criativas.
Combinando passado industrial e uma perspectiva futurista, o Hangar Y renasceu como um local especialmente dedicado à arte, aos eventos culturais e à riqueza do patrimônio científico.
Graças aos seus 23 metros de altura e 70 metros de comprimento, este antigo hangar para aeronaves e balões de ar quente, aninhado na floresta de Meudon, na região Hauts-de-Seine. Posicionado às margens do Etang de Chalais, o local é ideal para acolher obras gifgantes e eventos multivariados, graças a sua enorme fachada envidraçada que inunda todos os recantos com a luz natural.
A entrada desse templo XXL é fenomenal, no meio do hangar estão penduradas uma escultura metálica em forma de um dirigível, obra assinada pelo coreano Lee Bul, e um avião, do artista suíço Roman Signer, suspenso de ponta cabeça como se evocasse um acidente, provocando vertigens em quem o observa girando lentamente.
A exposição inaugural, que tem como temática a história das máquinas voadoras, conta com obras históricas, desde os esboços de Leonardo da Vinci até as obras de artistas contemporâneos de todo o mundo, inclusive, algumas propostas e rascunhos de Santos Dummond, podem ser apreciadas nas galerias situadas nos dois mezaninos que bordam o hangar.
Pinturas, esculturas, instalações e vídeos de artistas internacionais de renome, que colocam em evidência o simbolismo das máquinas voadoras, sua história e, até mesmo, sua função política. Através de objetos singulares e coleções fascinantes o visitante pode ainda se deleitar com representações de aviões, dirigíveis, que evocam a “Ballonmania” na virada do século XIX.
Modelos de túnel de vento, coleções do Air and Space Museum, imagens de arquivos homenageam a história do Hangar Y, que é um símbolo do sonho acalentado pelos homens de voar e consquistar os ares…
EDIÇÃO DE TEXTO – Marilane Borges
Reportagem Especial Correspondance Magazine®
IMAGEM © Cortesia Hangar Y, galerias e artistas © Doug Aitken, Cloud Plane (Slipstream) © Jeff Mclane © Fiona Banner, Harrier (Neon Jet) 2013 © Frith Street Gallery, London © Giuseppe Barocchi, Parte chiesa, 2009 LaM Lille métropole musée d’art moderne d’art contemporain et d’art brut, Villeneuve-d’Ascq (France) © Adel Abdessemed, Model for Madame, 2021 © Galleria Continua © Doug Aitken, Cloud Plane (Slipstream) © Jeff Mclane © Fiona Banner, Harrier (Neon Jet) 2013 © Frith Street Gallery, London © Nicolas Dewitte / LaM © Alighierro Boetti, AEREI © Tornabuoni © Latifa Echakch, Die Vogel, 2012, Installation de 4 cerfs-volants (bois et plastique) / Installation of 4 kites (wood and plastic), © Kamel Mennour, Paris © Panamarenko, V1 Barada Jet, 1991 metal, jet engine, batteries, steering mechanism, wood and remote control box © Gallery Estate & Panamarenko Foundation © Todos os direitos reservados
Você precisa fazer login para comentar.