Legado cultural de Nápoles
A arte brilha em Nápoles, Itália, neste verão, graças ao seu renascimento artístico. Lar de locais antigos em torno de Pompéia, para não mencionar a encantadora ilha de Capri, a cidade do sul da Itália assistiu recentemente a uma notável transformação de uma pacata cidade portuária num destino cultural de primeira linha – não muito diferente da gloriosa Roma ou da elegante Milão.
Caminhando pelas vibrantes ruas da cidade, pode-se sentir a regeneração artística de Nápoles a cada esquina. Galerias, museus e fundações de arte surgiram por toda parte, apresentando uma ampla gama de produção artística, desde antiguidades gregas até abstração contemporânea.
Entre os recém-chegados a Nápoles está a Galeria Thomas Dane. O posto avançado homônimo do revendedor britânico foi inaugurado em 2018 e com nada menos que vistas deslumbrantes da baía. Em exibição agora está “Temporary Object”, uma exposição individual de novos trabalhos de Amy Sillman (até 29 de julho de 2023).
As telas do pintor americano baseadas em processos estão em exibição ao lado de uma série de desenhos íntimos, oferecendo banquetes de cores e formas que são alegremente semelhantes a Matisse em sua representação e emoção.
Cada pintura em “Temporary Object” reflete uma etapa do desenvolvimento de uma obra que nunca é revelada, mas oferece uma visão de como ler a pintura, como se ela fizesse parte de um filme ou storyboard. Desta forma, estas obras ‘palimpsesticas’ são semelhantes a Nápoles e à sua própria história em camadas.
Mais pinturas gestuais podem ser encontradas na Galleria d’Italia, na Via Toledo, onde “Il Nuovo Imaginario (O Novo Imaginário) 1960-1990”, do artista Mario Schifano, fica em cartaz até 29 de outubro. artistas. Algumas delas refletem seu tempo como restaurador no Museu de Arte Etrusca e Artefatos Arqueológicos de Villa Giulia, em Roma. Outros remontam ao seu interesse pela Pop Art, que explodiu depois que ele visitou os Estados Unidos em 1963.
O interesse durou pouco e seu desejo de examinar a história através da abstração foi reacendido, levando-o a olhar para o Futurismo – com seu movimento fervoroso, formas ousadas e cores vibrantes – para inspiração. A exposição também apresenta, pela primeira vez, uma série de obras da década de 1970 chamada “Paesaggi TV (TV Landscapes)” que mostra as tentativas de Schifano de apresentar notícias e acontecimentos em tela.
As exuberantes pinturas modernas de Schifano e Sillman fazem um contraste convincente com as obras antigas de “Alexandre, o Grande e o Oriente” (até 28 de agosto de 2023) no Museu Arqueológico Nacional (MANN).
A exposição – que segue o anúncio do MANN2, uma nova filial do museu – oferece uma rica exploração do legado cultural do guerreiro macedônio. Foi inspirado na restauração do mosaico da Casa do Fauno de Pompéia, um dos mais famosos da antiguidade, representando a Batalha de Isso em 333 a.C., entre Alexandre o Grande e Dario da Pérsia.
A mostra coincide com “Picasso e Antiguidade” (até 27 de agosto de 2023), nas galerias Farnese do museu, apresentando esculturas antigas escavadas em Roma durante a Renascença, ao lado de obras íntimas em papel de Pablo Picasso. A exposição mostra como a viagem do artista à Itália em 1917 – onde visitou Roma, Nápoles e Florença – teve uma influência profunda em sua obra.
Para uma dose de arte contemporânea, dirija-se ao Morra Greco e à Fondazione Donnaregina (também conhecida como Museo Madre), ambos a uma curta caminhada do MANN. A primeira foi fundada em 2003 pelo colecionador de arte napolitano Maurizio Morra Greco.
Este último possui uma coleção permanente de obras de nomes importantes, incluindo Richard Long, Sol LeWitt, Olafur Eliasson e Francesco Clemente, e está atualmente apresentando uma exposição de Jimmie Durham intitulada “Humanity is not a Completed Project” (até 5 de agosto de 2023).
Reportagem Especial Correspondance Magazine®
TEXTO – Rebecca Anne Proctor
IMAGEM – Cortesia dos galeristas, instituições e dos artistas © Amy Sillman’s “Temporary Object” © Thomas Dane Gallery © Mario Schifano’s “Il Nuovo Imaginario (The New Imaginary)” © Galleria d’Italia © “Alexander the Great and the East” © MANN © Todos os direitos reservados
Você precisa fazer login para comentar.