O novo luxo

28 de novembro de 2020

A noção do que define o luxo e o conceito de glamour, tal como o conhecemos hoje vem mudando conforme surgem novas tendências e subculturas. Isso está acontecendo ao mesmo tempo que a globalização e os avanços da tecnologia estão permitindo um mercado com maior acesso e mais produtos diversificados. Sendo assim, onde se insere esse conceito do novo luxo e para onde ele vai?

Para abordar essa nova onda de mercado do século 21 é preciso se debruçar sobre o relacionamento recente entre marcas de streetwear cultas e as maisons de haute couture. A tendência global que explora a transformação da moda para uma nova geração de consumidores bem informados é o mote do livro “The New Luxury”, em tradução livre, “O Novo Luxo”, lançado pela editora gestalten em parceria com a Highsnobiety, que tem como público-alvo jovens culturalmente conectados, conhecedores de estilo e com visão de futuro. Highsnobiety explora a crescente intersecção entre música, cultura, moda, e a publicação “O Novo Luxo” traduz, em resumo, como essa identidade urbana não apenas se infiltraram nas camadas superiores da moda, mas se tornaram um referencial de estilo e atitude para toda uma geração.

Um dos importantes argumentos do livro é que informação é poder e o conhecimento é um luxo em si, afinal, a construção de imagem não se trata apenas do que você veste, mas também do que você conhece. Para aqueles que desejam se informar e interagir com essa nova realidade, “The New Luxury” fornece os conceitos básicos e explica, através de estudos de caso, como as tendências da moda, da arte e da cultura de rua, voltadas para os jovens, começaram do zero e conquistaram um espaço nessa nova sociedade de consumo. A publicação conta ainda com ensaios e entrevistas de Kirill Astrakhantsev, Gregory Babcock, Max Berlinger, Gregk Foley, Kyle Hodge, Christopher Morency, Eugene Rabkin, Alex Rakestraw, Ian Servantes, Michael Tommasiello, Brian Trunzo, Ross Wilson, entre outros, que abordam o consumo consciente potencialmente percebido como um novo tipo de luxo.

Se o novo luxo coloca em evidência o comportamento dos consumidores e a aspiração da nova geração pelo que é sustentável para o planeta, a publicação evidencia essa mudança na mentalidade dos jovens que se interessam cada vez mais em comprar menos, ainda que pagando bem mais, por uma peça exclusiva. Na verdade, o novo consumidor poderia comprar tudo o que almeja mas, em contrapartida, tem sido muito mais seletivo nas suas escolhas e essa mudança é uma das promessas do novo luxo. Por sua vez, as grifes tem se apropriado desse conceito de consumo consciente-emocional para contar uma história, que reflita os valores da marca, colocando em evidência a importância do artesanato manual, das coleções ou por coleções limitadas cápsulas.

EDIÇÃO DE TEXTO – Marilane Borges

IMAGEM – Cortesia da editora gestalten © Todos os direitos reservados

p. 209 “Photo Eva Al Desnudo, The New Luxury, gestalten 2019”

p. 257 “Photo Jackie Nickerson/Dior, The New Luxury, gestalten 2019”

p. 275 “Photo Eva Al Desnudo, The New Luxury, gestalten 2019”

Você também pode gostar...