Peter Shire

15 de abril de 2022

“Adoro torres. São trepadeiras gigantes para adultos, sempre chamando minha atenção, seja andando, dirigindo ou voando.” Um novo livro, editado e desenhado por Peter Shire e Lisa Tchakmakian, publicado pela editora Hat & Beard Press examina o legado de Peter Shire e avalia as maneiras pelas quais as torres influenciaram o trabalho do artista como significantes de “nostalgia, alegria, memória e ansiedade.”

Mais conhecido por seu envolvimento com Ettore Sottsass e seu grupo italiano de design e arquitetura Memphis no auge do pós-modernismo, Peter Shire, natural de Los Angeles, continua sendo uma figura icônica cuja atitude lúdica e irreverência radical continuam a ultrapassar limites enquanto subvertem ideias de gosto e definem a Califórnia, sua cultura e design.

Embora existam alguns livros sobre o trabalho de Shire, particularmente seus bules de cerâmica, esse volume sem precedentes, “Peter Shire: Towers with Ranch Dressing”, mergulha profundamente no fascínio do artista por edifícios altos como símbolo de sua vida e trabalho em L.A.

“Los Angeles começou como um pueblo cercado por concessões de terras – ou ranchos – do rei da Espanha”, diz Shire, explicando o título do livro. “Ainda resta um aspecto do sistema rancho – terra que às vezes se traduz em imóveis e fez uma bagunça pateta de cultura pop cruzada com avareza, estética confusa e objetivos de construção e estilo. O que poderia fazer mais bagunça do que molho ranch?”

Com introdução do artista, ensaios e contribuições originais de Andrew Berardini, Anna Katz, Bobby Klein, Jim Heimann, Aaron Rose e Hans Ulrich Obrist, o livro está saturado de esboços e desenhos, imagens de esculturas públicas de Shire em Los Angeles, bules altos em forma de torre e fotografias de arquivo de várias torres espalhadas por toda a paisagem do sul da Califórnia. Afinal, para o artista “torres são o máximo.”

Reportagem Especial Correspondance Magazine®

IMAGEM – Cortesia da editora Hat & Beard Press © Todos os direitos reservados

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®