Pinturas e gêneros

21 de junho de 2022

Nascida em 1991, Johanna Mirabel é uma artista francesa de origem guianense e caribenha, representada pela Galerie Véronique Rieffel em Paris. Johanna Mirabel explora os espaços interiores. Combinando representação figurativa e abstração, ela faz referência a uma mistura de histórias e memórias em cenas tranquilas onde diferentes realidades espaciais se interpenetram e perspectivas às vezes enganosas, se sobrepõem.

A pintura de gênero clássica é tingida de cores vivas, uma referência a Tembé, uma arte abstrata tipicamente guianense reconhecível pelo uso assertivo de vermelho, amarelo e azul. Ao usar uma vegetação exuberante, além de objetos parcialmente presentes e díspares, ela encena contradições e justaposições que destacam a complexidade de uma vida multicultural.

O Prix Utopi.e visa incentivar e tornar visível a cena artística queer. Criado por duas atrizes do mundo da arte, Agathe Pinet e Myriama Idir, este novo prêmio pretende ser um trampolim para jovens artistas franceses da comunidade LGBTQ+.

Na sequência da exposição no Magasins généraux, centro criativo de Pantin, os 10 artistas selecionados e expostos decidiram partilhar as dotações financeiras, com a cumplicidade do júri e das duas fundadoras.

Binta Ayofemi é uma artista multidisciplinar que expressa a presença negra e indígena, práticas territoriais e espaciais e modos de abstração negra. Através de uma justaposição de tecidos brilhantes, estampas ousadas e uma variedade de texturas, Maria Guzmán Capron cria ícones dominantes em posições de ternura, poder, vulnerabilidade e movimento.

Cathy Lu é uma artista de cerâmica que desconstrói suposições sobre a identidade asiática-americana e reivindicações de autenticidade. Marcel Pardo Ariza é um artista visual que explora a relação entre parentesco e “queerness”. Gregory Rick cria pinturas em grande escala que retratam cenas de conflito e luta em alto contraste, imagens semelhantes a desenhos animados.

SECA Art Award homenageou os artistas da Bay Area com uma exposição no SFMOMA (San Francisco Museum of Modern Art) e uma publicação que o acompanha.

Reportagem Especial Correspondance Magazine ®

IMAGEM – Cortesia dos artistas e instituições © Johanna Mirabel, Cascade, 2019. Oil on canvas, 226 x 195 cm © Ritzau Prize 2022 © Cathy Lu, Peripheral Visions, 2022 © Aaron Stark / Chinese Culture Center © Alireza Shojaian, Sous le ciel de Shiraz, 2021. © Alireza Shojaian © Doble, Maria A. Guzman-Capron © Shulamit-Nazarian scale 1367×2048 © Todos os direitos reservados

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®